Sobre la revista
A Simbiótica é um periódico do Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias (NEI-UFES) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Brasil. A partir do campo das Ciências Sociais, a Simbiótica busca transitar e inter-relacionar diferentes campos do conhecimento em uma perspectiva complexa.
Aceitamos somente trabalhos inéditos e que não tenham sido submetidos ao processo de seleção em outra revista ou meio de publicação científica. Todos os trabalhos são verificados em software anti-plágio e submetidos à avaliação duplo-cego por pares internos (Conselho Científico) e externos (pareceristas ad hoc).
Publicamos trabalhos redigidos em português, espanhol e inglês. Os interessados podem submeter artigos, ensaios, etnografias, resenhas e entrevistas.
Leiam nossas publicações.
http://periodicos.ufes.br/simbiotica/about/submissions
Dúvidas serão respondidas pelo e-mail: revistasimbiótica@gmail.com
Simbiótica. Revista Eletrônica está licenciado sob CC BY-NC 4.0© 2
Número actual
Além dos artigos e trabalhos literários livres, a presente edição conta com o dossiê “O Ensino de Sociologia: temas e tensões dos nossos tempos”, organizado por Danyelle Nilin Gonçalves (UFC), Irapuan Peixoto Lima Filho (UFC) e Harlon Romariz Rabelo Santos (UFMT). Considerando a volta da Sociologia ao currículo escolar em 2008 e as discussões decorrentes, o dossiê tem com objetivo reunir pesquisas concluídas ou em conclusão, em forma de artigos científicos entre as temáticas: História da Sociologia no currículo escolar; Reforma do Ensino Médio, BNCC e/ou implantação das Diretrizes Curriculares estaduais; As disputas em torno da disciplina na escola; Atuação dos movimentos conservadores sobre a disciplina e prática docente; Impactos da atuação do PIBID e RP para a disciplina de Sociologia; Livros Didáticos, Metodologias de ensino, materiais, recursos e tecnologias para o ensino de Sociologia; Formação inicial e continuada de professores de Sociologia; Efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a disciplina de Sociologia e prática docente; Juventudes e os estudantes da Educação Básica; Estado da arte do ensino de Sociologia; e Estudos em Sociologia da educação.