Desigualdades sociais e raciais na educação superior Brasileira

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DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p69-85

Keywords:

Capitalismo Dependente, Heteronomia Cultural, Racismo, Contrarrevolução Burguesa, Educação Superior

Abstract

O texto apresenta os resultados parciais dos estudos realizados em uma rede de pesquisadores vinculados a duas universidades federais. Parte da consideração de que o acesso à universidade pública concebido como um privilégio de classe, raça e etnia constitui um elemento estruturante da política de educação superior brasileira. Nesse sentido, o estudo examina os eixos centrais do desenvolvimento dessa política, dialogando com a obra de Florestan Fernandes para identificar como os nexos entre capitalismo dependente e heteronomia cultural resultaram em uma universidade que nasce e se organiza com a marca da intolerância ao acesso de trabalhadores e trabalhadoras, particularmente, negros e negras à educação superior. A partir da análise dos dados do INEP/MEC e PNAD/IBGE ressalta como esse elemento estruturante manifestou-se no período 2019/2022, articulando a intensificação da pauta neoliberal e o neoconservadorismo como fundamentos da movimentação tirânica da burguesia brasileira na arena política. Por fim, o texto evidencia a urgência na organização da classe trabalhadora resistindo às ofensivas burguesas condutoras das desigualdades sociais e raciais na educação e reafirmando a nossa pauta histórica em defesa da educação superior pública e gratuita.

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Kátia Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Assistente Social. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). Docente da Escola de Serviço Social Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). E-mail:  katialima@id.uff.br

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Published

25-06-2024

How to Cite

Lima, K. (2024). Desigualdades sociais e raciais na educação superior Brasileira. Temporalis, 24(47), 69–85. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p69-85