El bandeirante en el libro de texto

entre diferentes narrativas (1997-2015)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-202233303

Palabras clave:

Livro de texto, "bandeirante", memoria historica

Resumen

El objetivo de este texto es, a través del tema bandeirante, analizar cuáles son los elementos narrativos que constituyen la literatura didáctica. Con base en los conceptos de Representación de Roger Chartier, Memoria Histórica de Jacques Le Goff y Discurso de Mikhail Bakhtin, analizamos la narrativa bandeirante en seis colecciones didácticas evaluadas por el PNLD. Concluimos que varias narrativas sobre el bandeirante están presentes en el libro, una vinculada a la memoria histórica mítica y otra centrada en el análisis historiográfico actual. Estas dos perspectivas, además de diferir entre sí, también se contraponen en la narrativa didáctica.

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Biografía del autor/a

Andressa da Silva Gonçalves, Universidade federal do Pará (UFPA)

Graduada em história pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em história social (UFPA), e doutoranda em educação na Amazônia (UFPA). É professora de história da Educação Básica na rede municipal de Altamira-Pa. 

Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, onde atua na Faculdade de História e no Programa de História Social da Amazônia.

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora da Faculdade de História, UFPA e dos programas de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) na mesma instituição; e do Doutorado em Rede -Educação na Amazônia (EDUCANORTE). Líder do NEAB/GERA/UFPA. Bolsista de Produtividade do CNPq 1 D.

Citas

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Publicado

2022-12-26

Cómo citar

DA SILVA GONÇALVES, Andressa; CEZAR COELHO, Mauro; DE NAZARÉ BAÍA COELHO, Wilma. El bandeirante en el libro de texto: entre diferentes narrativas (1997-2015). Revista Ágora, Vitória/ES, v. 33, n. 3, p. e-202233303, 2022. DOI: 10.47456/e-202233303. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/38510. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos