Reflexões sobre o adoecimento dos servidores técnico-administrativos em educação / Reflections on the occupational illnesses of technical-administrative employees in education

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.16911

Resumen

 

Resumo: O mundo do trabalho atual é marcado pelo capitalismo contemporâneo, que tem implicado na saúde do trabalhador. O objetivo deste estudo é analisar o impacto da organização do trabalho na saúde mental do trabalhador público federal no Ensino Superior na política social vigente. A abordagem teórica utilizada é a Psicodinâmica do Trabalho (PDT), desenvolvida por Christophe Dejours. A coleta de dados aconteceu durante a realização de oito sessões coletivas com seis participantes, cujos resultados indicam que a organização do trabalho se caracteriza por precariedade nas relações socioprofissionais e condições de trabalho inadequadas, que geram vivências de sofrimento. Estas se constituem em fatores para adoecimento físico e psíquico. Destacam-se ansiedade, depressão, alcoolismo, ideações suicidas e tentativas de suicídio. A abordagem dejouriana mostrou-se relevante.

Mental health of the federal public service worker in higher education

 

Abstract: The world of work nowadays is marked by contemporary capitalism, which has affected workers’ health. This study aims at analyzing the impact the organization of work has on the federal public service worker in higher education based on the current social policy. We have used Christophe Dejours’ Psychodynamics of Work as theoretical approach. Data collection took place during eight collective sessions with six participants, whose results indicate that the organization of work is characterized by precariousness in socio-professional relations and inadequate working conditions, which cause experiences of suffering. Those experiences constitute factors for physical and psychic illness, with emphasis on anxiety, depression, alcoholism, suicidal ideation and suicide attempts. Therefore, Christophe Dejours’ approach proved to be relevant.



 

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Biografía del autor/a

Lila de Fátima de Carvalho Ramos, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Letras Vernáculas - Bacharel e Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (1992). Servidora pública da Universidade Federal de Goiás (UFG/GO). Especialização em Análise Clínica - ANT (2004). Especialista em Dependência Química - UNIFESP (2007). Mestre em Serviço Social - PUC/Go (SET/2012). Doutora em Psicologia, PUC-Go (Dez/2016). Pesquisadora em Psicodinâmica e Clínica do Trabalho.

Kátia Barbosa Macêdo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1994) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Estágio pós-doutoral pela Unicamp com extensão no Cnam - Conservatoire National de Arts et Métiers - Paris, França. É psicanalista formada pela IPA Intenational psychoanalitic Association. Atualmente é professora titular, atuando na graduação dos cursos de administração e psicologia e no mestrado e doutorado de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atua em psicologia e psicanálise, e desenvolve pesquisas enfocando fatores humanos no Trabalho, organizações, trabalho, psicologia e cultura. Sua abordagem parte da psicanálise e clínica psicodinâmica do trabalho.

Publicado

23-12-2018

Cómo citar

Ramos, L. de F. de C., & Macêdo, K. B. (2018). Reflexões sobre o adoecimento dos servidores técnico-administrativos em educação / Reflections on the occupational illnesses of technical-administrative employees in education. Argumentum, 10(3), 107–122. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.16911