PÚBLICO E RENDA DO FUTEBOL CAPIXABA: CENÁRIO ATUAL E ALTERNATIVAS
Resumen
O futebol é um dos esportes mais populares e praticados no mundo, sendo visto, sobretudo no Brasil, como paixão e até mesmo como religião. A partir dessa constatação, foram analisados números oficiais referentes a média de público e renda no futebol do Espírito Santo entre os anos de 2017 e 2019, com o intuito de contribuir na busca de alternativas para aumentar o público pagante nos estádios. Desta forma, foram realizados estudos comparando as médias de público e renda entre os estados brasileiros em seus respectivos campeonatos regionais e, também buscou-se analisar os boletins financeiros dos jogos realizados por clubes capixabas no estado nos últimos 3 anos. Para tanto, elaborou-se um questionário para identificar a opinião e perfil dos torcedores, com validação estatística. Com isso, foram identificados os fatores que levam os torcedores aos estádios e alternativas para que a frequência aos estádios capixabas aumente. Por fim, foram propostas melhorias exequíveis no processo de venda de ingressos e no consequente aumento de renda dos clubes.Descargas
Referencias
BDO Brazil. Auditoria e Consultoria em diversos ramos nacionais (2019) Disponível em <https://www.bdo.com.br/pt-br/publicacoes/noticias-em-destaque/10%C2%BA-valor-das-marcas-dos-clubes-brasileiros>. Acesso em: 30 Mai. 2019.
Brandão, M. R. F., Machado, A. A., Morgado, F. A. B., & Almeida, P. (2008). O futebol e seu significado. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, 233-240.
dos Santos, C. A., Dani, A. C., & Hein, N. (2016). Estudo da relação entre os rankings formados pela Confederação Brasileira de Futebol e a partir de indicadores econômico-financeiros dos clubes de futebol brasileiros. Podium, 5(3), 41.
Figueiredo Filho, D., Nunes, F., da Rocha, E. C., Santos, M. L., Batista, M., & Silva Júnior, J. A. (2011). O que fazer e o que não fazer com a regressão: pressupostos e aplicações do modelo linear de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Revista Política Hoje, 20(1).
IBGE (2019). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23038-contas-regionais-2016-entre-as-27-unidades-da-federacao-somente-roraima-teve-crescimento-do-pib>. Acesso em: 27 Mai. 2019.
OPRICOVIC, Serafim; TZENG, Gwo-Hshiung. Compromise solution by MCDM methods: A comparative analysis of VIKOR and TOPSIS. European journal of operational research, v. 156, n. 2, p. 445-455, 2004.
Porter, M. E. (1992). Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior (Vol. 1). Rio de Janeiro: Campus.
Rodrigues, R. B., Sousa, C., & Fagundes, A. F. A. (2018). Aspectos Emocionais e Experienciais Influenciadores da Ida do Torcedor aos Estádios de Futebol de Belo Horizonte-MG. Revista Brasileira de Marketing, 17(1), 31-48.
Soriano, F. (2010). A bola não entra por acaso Estratégias inovadoras de gestão inspiradas no mundo do futebol. FACULDADE DE DIREITO, 4, 116.
SR. GOOOL. (2019). Site especializado em estatísticas e curiosidades do futebol. São Paulo, 2019. Disponível em <http://www.srgoool.com.br/classificacao/Capixaba/Serie-A/2019>. Acesso em: 27 Mai. 2019.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.


2.png)


























































