PÚBLICO E RENDA DO FUTEBOL CAPIXABA: CENÁRIO ATUAL E ALTERNATIVAS
Abstract
O futebol é um dos esportes mais populares e praticados no mundo, sendo visto, sobretudo no Brasil, como paixão e até mesmo como religião. A partir dessa constatação, foram analisados números oficiais referentes a média de público e renda no futebol do Espírito Santo entre os anos de 2017 e 2019, com o intuito de contribuir na busca de alternativas para aumentar o público pagante nos estádios. Desta forma, foram realizados estudos comparando as médias de público e renda entre os estados brasileiros em seus respectivos campeonatos regionais e, também buscou-se analisar os boletins financeiros dos jogos realizados por clubes capixabas no estado nos últimos 3 anos. Para tanto, elaborou-se um questionário para identificar a opinião e perfil dos torcedores, com validação estatística. Com isso, foram identificados os fatores que levam os torcedores aos estádios e alternativas para que a frequência aos estádios capixabas aumente. Por fim, foram propostas melhorias exequíveis no processo de venda de ingressos e no consequente aumento de renda dos clubes.Downloads
References
BDO Brazil. Auditoria e Consultoria em diversos ramos nacionais (2019) Disponível em <https://www.bdo.com.br/pt-br/publicacoes/noticias-em-destaque/10%C2%BA-valor-das-marcas-dos-clubes-brasileiros>. Acesso em: 30 Mai. 2019.
Brandão, M. R. F., Machado, A. A., Morgado, F. A. B., & Almeida, P. (2008). O futebol e seu significado. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, 233-240.
dos Santos, C. A., Dani, A. C., & Hein, N. (2016). Estudo da relação entre os rankings formados pela Confederação Brasileira de Futebol e a partir de indicadores econômico-financeiros dos clubes de futebol brasileiros. Podium, 5(3), 41.
Figueiredo Filho, D., Nunes, F., da Rocha, E. C., Santos, M. L., Batista, M., & Silva Júnior, J. A. (2011). O que fazer e o que não fazer com a regressão: pressupostos e aplicações do modelo linear de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Revista Política Hoje, 20(1).
IBGE (2019). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23038-contas-regionais-2016-entre-as-27-unidades-da-federacao-somente-roraima-teve-crescimento-do-pib>. Acesso em: 27 Mai. 2019.
OPRICOVIC, Serafim; TZENG, Gwo-Hshiung. Compromise solution by MCDM methods: A comparative analysis of VIKOR and TOPSIS. European journal of operational research, v. 156, n. 2, p. 445-455, 2004.
Porter, M. E. (1992). Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior (Vol. 1). Rio de Janeiro: Campus.
Rodrigues, R. B., Sousa, C., & Fagundes, A. F. A. (2018). Aspectos Emocionais e Experienciais Influenciadores da Ida do Torcedor aos Estádios de Futebol de Belo Horizonte-MG. Revista Brasileira de Marketing, 17(1), 31-48.
Soriano, F. (2010). A bola não entra por acaso Estratégias inovadoras de gestão inspiradas no mundo do futebol. FACULDADE DE DIREITO, 4, 116.
SR. GOOOL. (2019). Site especializado em estatísticas e curiosidades do futebol. São Paulo, 2019. Disponível em <http://www.srgoool.com.br/classificacao/Capixaba/Serie-A/2019>. Acesso em: 27 Mai. 2019.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

All works published in the Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) are licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
This means that:
Anyone can copy, distribute, display, adapt, remix, and even commercially use the content published in the journal;
Provided that due credit is given to the authors and to BJPE as the original source;
No additional permission is required for reuse, as long as the license terms are respected.
This policy complies with the principles of open access, promoting the broad dissemination of scientific knowledge.


2.png)


























































