Análise do processo de envase de GLP: foco na melhoria contínua

Autores

  • Jorge Luiz Rosa Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – FATEC Guarulhos
  • Marco Aurélio Feriotti Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEEPTS. Faculdade de Tecnologia - FATEC. https://orcid.org/0000-0001-8457-3495
  • Alexandre Formigoni Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEEPTS. Faculdade de Tecnologia - FATEC.
  • Mayara Pohlmann Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEEPTS. Faculdade de Tecnologia - FATEC. https://orcid.org/0000-0001-9037-7503
  • Rosinei Batista Ribeiro Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEEPTS. Faculdade de Tecnologia - FATEC.

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i1.36713

Palavras-chave:

Produção Enxuta, Mapeamento de Processos, Melhoria Contínua, SIPOC

Resumo

Atualmente a indústria tem uma constante necessidade de utilizar de forma eficiente os recursos que possui. Desta forma nenhuma proposta de melhoria deveria ser ignorada e, sim estudada, a fim de se extrair o máximo de aproveitamento, desde o ganho em eficiência propriamente dito quanto ao conhecimento para futuros desenvolvimentos. Buscando melhorar os processos existentes na planta da empresa Ultragaz, em São José dos Campos-SP, desenvolveu-se um estudo objetivando a melhoria dos processos operados na mesma planta. A partir do mapeamento dos processos, identificar os pontos que são passíveis de melhorias e a partir daí elaborar, implementar e acompanhar as alterações propostas, identificando assim as perdas ou desperdícios serem minimizadas. Foram identificados ao longo do ano de 2017 dois processos a serem melhorados: o Tratamento de Efluentes e o Deslocamento e Transporte de Vasilhames pertencentes a outras marcas. Nos dois casos foram identificadas ineficiências e oportunidade de melhorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Rosa, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – FATEC Guarulhos

Doutor em Engenharia Mecânica, na área de Tratamento de Superfície, Biomateriais e Nanotecnologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-FEG. Mestre em Engenharia Mecânica na área de Tratamento de Superfície, Otimização de Processo e Planejamento de Experimentos, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-FEG. Especialização em Engenharia da Qualidade pela Universidade de São Paulo - EEL/USP. Graduado em Produção Mecânica, pelo Instituto de Ensino Superior de Cruzeiro - IESC. Especialização Técnico em Gestão de Projetos - ETEC. Professor Superior III a 9 anos da Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC. Docente colaborador no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação - PPG-DTI, na UNIFATEA. Professor do Colégio Técnico de Lorena - COTEL-USP. Foi professor por 5 anos na Engenharia de Produção do Centro Universitário Salesianos de Lorena - Unisal. Foi professor por 12 anos no Curso Superior de Design e Administração no Centro Universitário UNIFATEA. Atua a mais de 25 anos na pesquisa em Engenharia de Materiais na Universidade de São Paulo-USP, Campus Lorena. Nas áreas de Corrosão, Tratamento de Superfície e Microscopia Eletrônica de Varredura e DOE. Coordenou por 5 anos o Curso Técnico em Soldagem no Colégio Delta de Lorena-SP. Atuou como consultor na área de produção e qualidade, e foi Diretor/Sócio por 10 anos da Empresa de Consultoria R&S. (Texto informado pelo autor)

Marco Aurélio Feriotti, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEEPTS. Faculdade de Tecnologia - FATEC.

É Diretor/Sócio da Empresa Feriotti Ferramentaria & Usinagem Ltda desde junho1990. Possui experiência profissional de 40 anos no setor de Ferramentaria de Moldes de Injeção para Termoplásticos e Termofixos. Monitor de AutoCad no curso de Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia de São Paulo: FATEC/ Guarulhos. Foi instrutor de Mecânica Aplicada no curso de Mecânica Geral II na Escola Senai Hermenegildo Campos de Almeida em Guarulhos/ SP por 2 anos . Participou de Treinamento SAP Professional 4.0 ministrado pela MDL Consulting. Formação Yellow Belt Lean Six Sigma pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo: FATEC/ Guarulhos. Cursando 6º Semestre de Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial na Faculdade de Tecnologia de São Paulo: FATEC/ Guarulhos.

Alexandre Formigoni, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEEPTS. Faculdade de Tecnologia - FATEC.

Possui Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista; Especialista em Logística Empresarial pela Universidade Mackenzie; Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Trabalhou como Professor Pesquisador no Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Administração em Governança Corporativa na FMU, com a linha de Métodos Quantitativos. Atualmente é Professor III-D das FATEC da Zona Leste e FATEC Guarulhos - SP, e Professor do Programa de Pós Graduação em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos do CEETEPS, atuando na linha de pesquisa de Gestão da Produção e Operações. 

Mayara Pohlmann , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEEPTS. Faculdade de Tecnologia - FATEC.

Possui graduação em engenharia química pela USP (2019). Experiência de 1 ano e 6 meses na empresa júnior da Escola de Engenharia de Lorena da USP- EEL Júnior como assessora de comunicação e marketing e assessora de eventos. Treinamentos de formação Green Belt Lean Six Sigma e de excel empresarial pela Dinâmica Treinamentos. Participação no Lean Enterprise Systems Program pela University Of Tennessee com realização de um projeto no East Tennessee Children's Hospital. Experiência de 1 ano em Supply Chain com administração de contratos de longo prazo na Tenaris Confab, com realização de 3 cursos online de Supply Chain Management pelo MIT e um curso de Excel Avançado pelo SENAC. Experiência de 2 anos como estagiária de engenharia na Fábrica de Auxiliares na BASF S.A. de Guaratinguetá. Possui domínio de português, inglês e espanhol. Atualmente é graduanda de Gestão da Produção Industrial pela FATEC onde atua como monitora da disciplina de cálculo 1, mestranda em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Paula Souza e aluna de MBA em projetos e metodologias ágeis.

Rosinei Batista Ribeiro , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEEPTS. Faculdade de Tecnologia - FATEC.

Pós-Doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Instituto de Estudos Avançados - IEAv, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - 2020. Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Guaratinguetá - FEG-UNESP - 2014. Bolsista de Produtividade em Pesquisa-PQ -2015/2018. Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNESP- FEG (2004). Coordenador Institucional das Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq - PIBITI e PIBIC-EM - UNIFATEA. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação - PPG-DTI e líder do Grupo de Pesquisa - DGP - CNPq "Projeto de Produto e Tecnologias Sociais". Consultor - CAPES e participação no Fórum de coordenadores dos PPG´s e do Grupo de Trabalho (GT) da área Arquitetura e Urbanismo e Design - AUD - CAPES - Avaliação Quadrimestral (2017-2020). Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, Professor Associado na Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá, SP. Colaborador no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento, Tecnologias, Sociedade - Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Professor Visitante no Centro de Estudos de Fabricação Avançada e Sustentável na Universidade de Matanzas - CEFAS-UMCC - CUBA. Possui experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Desenho Industrial, Engenharia de Produção e Materiais, com ênfase em Design e Seleção de Materiais, Projeto de Produto, Tecnologias Sociais, Planejamento de Experimentos (DOE), Processos de Fabricação, Corrosão, Gestão da Inovação Tecnológica e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM). 

Referências

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, 2015 – ANP. Recuperado de www.anp.gov.br

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, 2020 – ANP. Recuperado de www.anp.gov.br

Andrade, G. E. V. (2012). Análise da Aplicação Conjunta das Técnicas SIPOC, Fluxograma e FTA em uma empresa de médio porte. ENEGEP.

Araújo, J. T. (2018). A competição no setor de GLP: o papel da marca e da logística de distribuição.

Ministério de Minas e Energia - MME/Empresa de Pesquisa Energética – EPE. (2020). Balanço Energético Nacional (BEN).

Corrêa, H. L. & Gianesi, I. G. N. (1993). Just-in-Time, MRP II e OPT: Um enfoque estratégico. São Paulo: Atlas.

Diniz, A. C. (2005). Manual de Auditoria Integrado de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA). 1. ed. São Paulo: Votorantim Metais.

Fernandes, R. A. S., et al., (2020). Evidências de prática de conduta anticompetitiva no mercado de gás liquefeito de petróleo (GLP) em Outro Preto-MG. Ciência Dinâmica, 17(1), 27-51.

Filgueiras, E., et al. (2015). Gargalos na Infraestrutura da Cadeia De GLP para um Cenário de 10 Anos. Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia. Edição.

Gonçalves, J. E. L. (2000). As empresas são grandes coleções de processos. Revista de Administração de Empresas (RAE), 40(1), 6-19.

Histórico. Sindigás. Recuperado de https://www.sindigas.org.br/novosite/?page_id=2968

Hunt, V. D. (1996). Process mapping: how to reengeneer your business processes. New York: John Wiley & Sons, Inc.

International Labour Organization. (2003). Safety in numbers: pointers for the global safety at work. Geneva.

Mello, C. H. P. & Salgado, E. G. (2005). Mapeamento dos processos em serviços: estudo de caso em duas pequenas empresas da área de saúde. In: ENEGEP, 25, Porto Alegre. Anais.

MME – Ministério de Minas e Energia. Recuperado de www.mme.gov.br

Oliveira, D. P. R. (2006). Sistemas, Organização e Métodos: uma abordagem gerencial. 18. ed. São Paulo: Atlas.

Plano Decenal de Expansão de Energia 2022. Recuperado de https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/Plano-Decenal-de-Expansao-de-Energia-2022

Pyzdek, T. & Keller, P. (2011). Seis sigma: guia do Profissional, um guia completo para Green Belts, Black Belts e gerentes de todos os níveis. 3. ed. Rio de Janeiro: Alta Books.

Rasis, D., Gitlow, H. S., & Poovich, E. (2002-03). Paper organizars international: a fictitious Six Sigma Gre’en Belt case study. I. Quality Engineering, 15(1), 127-145.

Simon, K. (2018). SIPOC Diagram. Journal Six Sigma.

Villela, C. da S. S., et al., (2000). Mapeamento de processos como ferramenta de reestruturação e aprendizado organizacional.

Publicado

31.01.2022

Como Citar

Rosa, J. L., Feriotti, M. A., Formigoni, A., Pohlmann , M., & Ribeiro , R. B. (2022). Análise do processo de envase de GLP: foco na melhoria contínua. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(1), 01–17. https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i1.36713

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO