Aplicação da ferramenta curva ABC na gestão de estoque em uma empresa de artigos para decoração
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.37016Palavras-chave:
Curva ABC, Custos, Gestão de EstoquesResumo
A concorrência empresarial leva as organizações a buscarem soluções que melhorem seu desempenho. A gestão de estoques surge como uma alternativa para manter o controle dos custos e o nível dos produtos ofertados pela empresa. Este estudo objetiva a aplicação da curva ABC em uma empresa de artigos para decoração, no setor de venda de papéis de parede. A metodologia consistiu em coletar dados para determinar quais os produtos com maior significância para a permanência da empresa no mercado, e saber quais produtos em estoque geram maior lucro, merecendo atenção por parte do gestor na aquisição de novos insumos. Os resultados apontam que dos 5 fornecedores de papel para o estoque, apenas 40% dos itens correspondem à classificação A, possuindo um valor em estoque de 76,60%, enquanto os 60% restante correspondem à 13,83% do valor em estoque para a classe B e 9,57% para a classe C. Portanto, a utilização da curva ABC é eficiente e determina quais produtos precisam ser comprados em maior e menor quantidade, evitando gastos com manutenção de estoque através do estabelecimento de prioridades durante a compra, atendendo às necessidades dos clientes com itens com menor valoração.
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