Desenvolvimento do modelo de negócios e análise estratégica de uma microempresa do ramo alimentício artesanal

Autores

  • Letícia Pereira Vaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
  • Robert Cruzoaldo Maria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) https://orcid.org/0000-0002-5813-2837
  • Tatielle Menolli Longhini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) https://orcid.org/0000-0002-2934-9893

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.43648

Palavras-chave:

Modelo de negócios, Canvas, Análise SWOT, Microempresa de panificação, Fermentação natural

Resumo

O presente estudo trata-se do desenvolvimento do Modelo de Negócios de uma Microempresa do setor de panificação artesanal e tem como objetivo utilizar o Modelo de Negócios, ferramenta utilizada para compreender a maneira de se entregar valor, observando o negócio pelo macro, para definir o futuro da empresa no mercado. Quanto a metodologia utilizada, a pesquisa se apresenta como descritiva, com abordagem qualitativa e obteve como método técnico o estudo de caso. Os dados foram coletados através de pesquisa documental, pesquisa-ação e análise de dados primários. Foram utilizadas as ferramentas Modelo de Negócios Canvas e análise estratégicas por SWOT que se mostraram bastante úteis, permitindo uma visão mais clara das distintas áreas da empresa. Mesmo com a limitação da ausência de dados sobre o setor do negócio, quando realizadas as análises dos quadros elaborados pelas ferramentas utilizadas, têm-se elaborações importantes para a Microempresa. Os objetivos esperados foram atingidos e a Microempresa tem espaço e meios para realizar seu crescimento.

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Biografia do Autor

Letícia Pereira Vaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Bacharel em Engenharia de Produção pelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Empreendedora nas empresas Bico Doce Buffet/Eventos e Birosca Slow Food.

Robert Cruzoaldo Maria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007) e mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Foi coordenador do curso de Engenharia de Produção, Diretor de Pesquisa e Extensão e Diretor de Ensino do IFMG Campus Congonhas. Atualmente é professor do curso de Engenharia de Produção, do curso Técnico em Mecânica e Diretor Geral do Instituto Federal Minas Gerais - Campus Congonhas.

Tatielle Menolli Longhini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Docente, desde 2016, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Doutoranda em Engenharia de Produção (desde 2022) e Mestre em Administração (2017), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Engenharia de Produção (2013) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Profissional atuante em temas sobre inovação e empreendedorismo, ciências de dados e grandes áreas da engenharia de produção. Desenvolve pesquisas e projetos de ensino e de extensão voltados para capacitação em gestão e práticas de inovação e empreendedorismo, conectando instituições públicas e privadas e iniciativas políticas locais.

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Publicado

11.04.2024

Como Citar

Vaz, L. P., Maria, R. C., & Longhini, T. M. (2024). Desenvolvimento do modelo de negócios e análise estratégica de uma microempresa do ramo alimentício artesanal. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(2), 54–69. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.43648