Desarrollo del modelo de negocios y análisis estratégico de una microempresa del sector de alimentos artesanales

Autores/as

  • Letícia Pereira Vaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
  • Robert Cruzoaldo Maria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) https://orcid.org/0000-0002-5813-2837
  • Tatielle Menolli Longhini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) https://orcid.org/0000-0002-2934-9893

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.43648

Palabras clave:

Modelo de negocio, Canvas, Microempresa de panificación, Fermentación natural., Analise FOFA

Resumen

El presente estudio trata sobre el desarrollo del Modelo de Negocio de una Microempresa en el sector de la panadería artesanal y tiene como objetivo utilizar el Modelo de Negocio, una herramienta utilizada para comprender la forma de entregar valor, observando el negocio desde una perspectiva macro, para definir el futuro de la empresa en el mercado. En cuanto a la metodología utilizada, la investigación se presenta como descriptiva, con un enfoque cualitativo y se obtuvo como método técnico el estudio de caso. Los datos se recopilaron mediante investigación documental, investigación acción y análisis de datos primarios. Se utilizaron las herramientas Modelo de Negocio Canvas y análisis estratégico FODA, que resultaron ser muy útiles, permitiendo una visión más clara de las diferentes áreas de la empresa. A pesar de la limitación de la falta de datos en el sector empresarial, al analizar las tablas preparadas por las herramientas utilizadas, se obtuvieron muchas elaboraciones importantes para la Microempresa. Los objetivos esperados se alcanzaron y la Microempresa tiene espacio y medios para realizar su crecimiento.

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Biografía del autor/a

Letícia Pereira Vaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Bacharel em Engenharia de Produção pelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Empreendedora nas empresas Bico Doce Buffet/Eventos e Birosca Slow Food.

Robert Cruzoaldo Maria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007) e mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Foi coordenador do curso de Engenharia de Produção, Diretor de Pesquisa e Extensão e Diretor de Ensino do IFMG Campus Congonhas. Atualmente é professor do curso de Engenharia de Produção, do curso Técnico em Mecânica e Diretor Geral do Instituto Federal Minas Gerais - Campus Congonhas.

Tatielle Menolli Longhini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Docente, desde 2016, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Doutoranda em Engenharia de Produção (desde 2022) e Mestre em Administração (2017), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Engenharia de Produção (2013) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Profissional atuante em temas sobre inovação e empreendedorismo, ciências de dados e grandes áreas da engenharia de produção. Desenvolve pesquisas e projetos de ensino e de extensão voltados para capacitação em gestão e práticas de inovação e empreendedorismo, conectando instituições públicas e privadas e iniciativas políticas locais.

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Publicado

2024-04-11

Cómo citar

Vaz, L. P., Maria, R. C., & Longhini, T. M. (2024). Desarrollo del modelo de negocios y análisis estratégico de una microempresa del sector de alimentos artesanales. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(2), 54–69. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.43648