Aplicação do MASP para apropriação de mão de obra para ordens de serviços de manutenção de equipamentos ferroviários
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.43650Palavras-chave:
MASP, Manutenção, Serviços Ferroviários, Ciclo PDCA, Planejamento e controle de manutenção, Ferramentas da qualidadeResumo
O estudo visa abordar a importância da gestão da manutenção para a competitividade das organizações, destacando a busca por eficiência nos processos. Desta forma, será analisada a necessidade de estratégias de gestão, mencionando ferramentas como Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) e Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP), como o SAP, para aprimorar a eficácia dos processos de manutenção. Neste sentido, com o intuito de melhorar o setor de Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) em uma empresa mineradora e logística, o estudo propõe a aplicação do MASP para aprimorar a apropriação de mão de obra nas ordens de serviço de equipamentos ferroviários. Seus objetivos incluem identificar problemas, aplicar o MASP para melhorar o processo de apropriação de mão de obra e propor ações para minimizar impactos nos indicadores de manutenção. Ferramentas como MASP e PDCA são exploradas como métodos para identificar, analisar e resolver problemas, garantindo melhorias contínuas nos processos. Diversas ferramentas do MASP são apresentadas, como Gráfico de Pareto, 5 Porquês, 5W1H, Diagrama de Ishikawa e Brainstorming. Desta forma, a aplicação das ferramentas permitiu contribuir para o entendimento e aprimoramento da gestão da manutenção ferroviária, buscando determinar a causa raiz e solucionar problemas específicos e alcançar melhorias contínuas no processo de apropriação de mão de obra da manutenção de equipamentos ferroviários.
Downloads
Referências
Alvarez, R. R. (2000). Métodos de identificação, análise e solução de problemas: uma análise comparativa. Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Paraná - IBQP-PR. Recuperado de http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep1997_t1109.pdf
Arioli, E. E. (1998). Análise e Solução de Problemas: o método da qualidade total com dinâmica de grupo. Rio de Janeiro: Qualitymark.
Caicara Jr., C. (2015). Sistemas integrados de gestão ERP: uma abordagem gerencial. Curitiba: Intersaberes.
Campos, V. F. (1992). Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Rio de Janeiro: Bhoch Editores S.A.
Campos, V. F. (2004). Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda. 237-246.
Campos, V. F. (2002). Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8a. ed. Belo Horizonte: DG.
Corrêa, H. & Gianesi I. (1997). Sistemas de Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Edgar Blücher Ltda. 287-308.
Corrêa, H. L. & Corrêa, C. A. (2012). Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 3a. ed. São Paulo: Atlas.
Corrêa, H. L., Gianesi, I. G.N., & Caon, M. (2019). Planejamento, programação e controle da produção: MRP II/ERP. 6a. ed. São Paulo: Atlas. 456 p.
Coutinho, C. P. & Bottentuit Jr, J. B. (2007). Utilização da técnica do brainstorming na introdução de um modelo de E/B-Learning numa escola profissional portuguesa: a perspectiva dos professores e dos alunos. In: Encontro Internacional Discurso, Metodologia e Tecnologia, Miranda do Douro. Anais. Miranda do Douro: Centro de Estudos António Maria Mourinho. 102-118.
Custodio, M. F. (2015). Gestão da qualidade e produtividade. São Paulo: Person Education do Brasil.
Balbino, C. da, et al. (2020). Proposta de melhoria na produtividade na linha de produção com aplicação do ciclo PDCA. In: IX JORNACITEC-Jornada Científica e Tecnológica.
Silva, N. R. J., da (2015). Manual básico de engenharia embutido. Oficina de Textos.
Engeman. (2023). Gestão da Manutenção: desafios na implantação. (n.d.) Recuperado de blog.engeman.com.br/implantacao-da-gestao-da-manutencao/
ENGEMAN. (2023). Gestão de manutenção: qual seu conceito, função e... Recuperado de www.fm2s.com.br/blog/gestao-de-manutencao
ENGETELES. (2023). PCM, Planejamento e Controle da Manutenção engeteles. Recuperado de engeteles.com.br/pcm-planejamento-e-controle-da-manutencao/
Fernandes, E. S. G., et al. (2012). MASP no controle de desperdício: um estudo de caso em uma gráfica. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 32. Anais. Bento Gonçalves, RS.
Freitas, F. V. M. (2009). Estudo sobre a aplicação da metodologia MASP em uma empresa transformadora de termoplásticos. São Paulo: Faculdade de Tecnologia da Zona Leste.
Gabillaud, A. M. P., et al. (2020). Aplicação e análise do ciclo PDCA na melhoria dos processos empresariais. Anais Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), 2(1), 475-478.
Garvin, D. A. (2002). Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark.
Glasser, W. (1990). The Quality Scholl -managing students without coercion. New York: Perennial Library.
Kardec, A. & Nascif, J. (2013). Manutenção Função Estratégica. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark.
Manganote, E. J. T. (2001). Organização, sistemas & métodos. Campinas: Editora Alínea.
Mariani, C. A. (2005). Método PDCA e ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos industriais: um estudo de caso. Revista de Administração e Renovação, 2(2).
Márquez, A. C. et al. (2009). The Maintenance Management Framework: a Practical View to Maintenance Management. Journal of Quality in Maintenance Engineering, 15(2), 167-178. DOI: https://doi.org/10.1108/13552510910961110
Mattos, R. (1999). Análise crítica de uma metodologia de solução de problemas na prestação de serviços. Dissertação. UFSC.
Mendes, J. V. (2005). Inovação tecnológica em organizações de pequeno porte: proposta de roteiro para aquisição de sistemas integrados de gestão. XI Seminário Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica. Anais, Salvador, BA.
Moreira, N. & Teófilo, C. (2017). A história da evolução do sistema de gestão de manutenção.
Moro, R. W. (2021). Aplicação ciclo PDCA para redução de defeitos. In: XI Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Oliveira, S. D. (1996). Ferramentas para o aprimoramento da qualidade. 2a. ed. São Paulo: Editora Pioneira.
Pakes, P. R. et al. (2022). Análise da aplicação das ferramentas da qualidade e do ciclo PDCA: estudo de caso em uma empresa do setor têxtil. Revista de Gestão e Secretariado, 13 (3), 812-827. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v13i3.1368
Paladini, E. P. (2012). Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier.
Pires, J. G. C. (2014). Aprendizagem Organizacional através da Metodologia de Solução de Problemas - MASP. Revista de Administração da Fatea, 9 (9), 84-100.
Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2a. ed., Novo Hamburgo: Universidade Feevale.
Valentim, M. L. P. (2005). Métodos qualitativos de pesquisa em ciência da informação. São Paulo: Polis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Brazilian Journal of Production Engineering
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.