UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT PARA ANALISE ORGANIZACIONAL EM RESTAURANTES NO BALNEÁRIO GURIRI, MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES

Autores

  • Álvaro de Souza Gomes Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Ijovany da Silva Cecílio Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Rodrigo Randow de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710

Resumo

Existem localidades cuja principal fonte de renda está diretamente relacionada ao aumento da demanda nos dias de muito calor da estação denominada verão, porém não se tem essas condições o ano inteiro.

Corroborando, Pereira (2009), relata que existem vários setores econômicos que possuem algum tipo de instabilidade no volume de oferta ou demanda, sofrendo picos e drásticas quedas em um dado período de tempo. Estas instabilidades se caracterizariam de forma cíclica, ou seja, repetindo-se em intervalos de tempo conhecidos, caracterizando a sazonalidade.

Com isso, em praias em geral os períodos de picos e quedas da demanda em diferentes setores da economia local é chamado comumente de alta e baixa temporada. Em certas localidades, por exemplo, os restaurantes estão entre os principais atingidos pelos efeitos da baixa temporada, pois os mesmos não conseguem se manter facilmente somente com a demanda local, devido principalmente a diminuição do faturamento, que consequentemente acaba influenciando na redução da equipe de colaboradores, em alguns casos acarreta no fechamento do próprio restaurante.

Assim o principal objetivo deste estudo visa mostrar, por meio da análise da matriz SWOT, as possíveis estratégias organizacionais que podem ser traçadas pelo setor de restaurantes, como alternativas para que se consigam minimizar os problemas de sazonalidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELESSERVIÇOS – ABT. Pesquisa da PUC-SP radiografa o Call Center Brasileiro. Disponível em http://www.abt.org.br. Acesso em set./2008.

ALVES, Giovanni. O novo (e precário) mundo do trabalho. Reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo: Boitempo, 2005.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 3ª edição. São Paulo: Boitempo, 2000.

ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy. Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009.

ANUÁRIO DOS TRABALHADORES. 10ª edição, 2009. Disponível em http://www.diiese.org.br. Acesso em maio/2010.

BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BORGES, Ângela. Mercado de trabalho: mais de uma década de terceirização. In: FRANCO, Tânia; DRUCK, Graça (orgs.). A perda da razão social do trabalho: terceirização e precarização. São Paulo: Boitempo, 2007.

CAVAIGNAC, Mônica Duarte. Relações de trabalho e relações no trabalho na lógica capitalista contemporânea: um olhar sobre atendentes do call center de uma empresa de telecomunicações. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Fortaleza (CE), 08/09/2010.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico. Tradução Ana Cotrim e Vera Cotrim. São Paulo: Boitempo, 2007.

NOGUEIRA, Claúdia Mazzei. O trabalho feminino e as desigualdades no mundo produtivo do Brasil. In: SILVA, Maria Ozanira da Silva e; YAZBEK, Maria Carmelita. Políticas públicas de trabalho e renda no Brasil contemporâneo. São Paulo: Cortez; São Luís, MA: FAPEMA, 2006.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Tradução Marcos Santarrita. 9ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

VENCO, Selma. Centrais de teleatividades: o surgimento dos colarinhos furta-cores. In: ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy. Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009.

Downloads

Publicado

06.11.2015

Como Citar

Gomes, Álvaro de S., Cecílio, I. da S., & Freitas, R. R. de. (2015). UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT PARA ANALISE ORGANIZACIONAL EM RESTAURANTES NO BALNEÁRIO GURIRI, MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES. Brazilian Journal of Production Engineering, 1(1), 1–3. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO19

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>