ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE DA MÃO DE OBRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UMA EMPRESA DO ESPÍRITO SANTO
Resumen
No setor produtivo da construção civil, destacam-se também atividades que geram um elevado custo em relação ao custo total, no qual necessitam de um controle mais adequado. No caso os serviços de infraestrutura e estrutura, que se resumem em grande parte em três serviços: fôrmas, armação e concretagem. Quanto a isso, Araújo (2000) relata que a estrutura representa algo em torno de vinte oito por cento do custo total da construção de edifícios habitacionais e comerciais. Apesar de um alto custo, ela é a etapa da obra onde as empresas conseguem aperfeiçoar seu serviço, obtendo assim maiores lucros. Desse modo, o presente trabalho visa analisar e propor melhorias, caso necessário, para o processo produtivo da mão de obra em um empreendimento, nas atividades de fôrma, armação e concretagem nas etapas de construção da infraestrutura/fundação e estrutura, por meio de um método de controle de produtividade.
Descargas
Referencias
Brunetta, M.R. (2004) - Avaliação da eficiência técnica e de produtividade usando análise por envoltória de dados: Um estudo de caso aplicado a produtores de leite. Curitiba, 2004. Dissertação (Mestre em Ciências, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia) – Universidade Federal do Paraná.
Carraro, F. & Souza, U.E.L. (1998) - Monitoramento da Produtividade da Mão de Obra na Execução da Alvenaria: um caminho para a otimização dos recursos. Congresso Latino Americano de Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios (3 a 6 de novembro, 1998). PCC-USP, São Paulo.
Dantas, J.D.F. (2011) - Produtividade da mão de obra - Estudo de caso: métodos e tempos na indústria da construção civil no subsetor de edificações na cidade de João Pessoa- PB. 2011. Tese de Conclusão de Curso – Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Souza, U.E.L. de. (1996) - Metodologia para o estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de fôrmas para estruturas de concreto armado. São Paulo, 1996. 280p. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.


2.png)


























































