ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE DA MÃO DE OBRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UMA EMPRESA DO ESPÍRITO SANTO
Resumo
No setor produtivo da construção civil, destacam-se também atividades que geram um elevado custo em relação ao custo total, no qual necessitam de um controle mais adequado. No caso os serviços de infraestrutura e estrutura, que se resumem em grande parte em três serviços: fôrmas, armação e concretagem. Quanto a isso, Araújo (2000) relata que a estrutura representa algo em torno de vinte oito por cento do custo total da construção de edifícios habitacionais e comerciais. Apesar de um alto custo, ela é a etapa da obra onde as empresas conseguem aperfeiçoar seu serviço, obtendo assim maiores lucros. Desse modo, o presente trabalho visa analisar e propor melhorias, caso necessário, para o processo produtivo da mão de obra em um empreendimento, nas atividades de fôrma, armação e concretagem nas etapas de construção da infraestrutura/fundação e estrutura, por meio de um método de controle de produtividade.
Downloads
Referências
Brunetta, M.R. (2004) - Avaliação da eficiência técnica e de produtividade usando análise por envoltória de dados: Um estudo de caso aplicado a produtores de leite. Curitiba, 2004. Dissertação (Mestre em Ciências, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia) – Universidade Federal do Paraná.
Carraro, F. & Souza, U.E.L. (1998) - Monitoramento da Produtividade da Mão de Obra na Execução da Alvenaria: um caminho para a otimização dos recursos. Congresso Latino Americano de Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios (3 a 6 de novembro, 1998). PCC-USP, São Paulo.
Dantas, J.D.F. (2011) - Produtividade da mão de obra - Estudo de caso: métodos e tempos na indústria da construção civil no subsetor de edificações na cidade de João Pessoa- PB. 2011. Tese de Conclusão de Curso – Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Souza, U.E.L. de. (1996) - Metodologia para o estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de fôrmas para estruturas de concreto armado. São Paulo, 1996. 280p. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.