CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA GESTÃO PRODUTIVA E COMERCIALIZAÇÃO EM UM CULTIVO DE TILÁPIAS (OREOCHROMIS NILOTICUS) EM TANQUES REDE NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO, BRASIL
Abstract
Com toda a potencialidade das diferentes regiões brasileiras, vale ressaltar
a privilegiada situação geográfica do Espírito Santo. De acordo com Instituto Ecos (2006), a espécie mais cultivada no estado, é a tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus. O estado do Espírito Santo contribuiu para esta produção com 3.313 toneladas no ano de 2007, o equivalente a 10,8 % da produção total do Sudeste (Ibama, 2007). O presente estudo objetiva-se caracterizar a gestão de negócio, levando em consideração as fragilidades existentes no processo produtivo, planejamento e gestão, assim analisar as práticas e respectivas operações produtivas, identificar os meios de beneficiamento e comercialização dos produtos ofertados, através da aplicação de diversas ferramentas da qualidade, de modo a avaliar os processos observados, propor a sistematização dos processos visando à reestruturação estratégica produtiva e comercial do empreendimento e realizar uma análise prognóstica do negócio melhorado.
Downloads
References
Ibama (2007) - Estatística da pesca 2007. Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, 151p. Acesso em 08 de março de 2013 em
http://www.ibama.gov.br/recursos-pesqueiros/wp-content/files/estatistica_2007.pdf
Instituto Ecos (2006) - Programa de Revitalização do Ecossistema Litorâneo por Meio do Uso Sustentável da Biodiversidade Marinha no Desenvolvimento da Pesca e Ecoturismo no Litoral do Município de Vila Velha – ES. Vitória, Brasil.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

All works published in the Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) are licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
This means that:
Anyone can copy, distribute, display, adapt, remix, and even commercially use the content published in the journal;
Provided that due credit is given to the authors and to BJPE as the original source;
No additional permission is required for reuse, as long as the license terms are respected.
This policy complies with the principles of open access, promoting the broad dissemination of scientific knowledge.


2.png)


























































