UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA VIDRAÇARIA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES

Authors

  • Dener Margoto Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • João Paulo Zordan Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Rafael Boldi Silva Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Walter Maciel Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Rodrigo Randow de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710

Abstract

Independente do padrão e da localização, o vidro está presente na maioria dos lares brasileiros, devido a necessidade de se usá-lo ou somente para fins de embelezamento do ambiente. De acordo com o SEBRAE, a facilidade de se construir imóveis fez com que esse segmento de mercado tivesse uma expansão considerável nos últimos anos.

Também segundo o SEBRAE, no ato de adquirir produtos dessa linha, os clientes se deparam com uma grande variedade, em sua maioria produzidos em vidraçarias de pequeno porte. 

O crescimento desse mercado resultou no acirramento da concorrência entre as empresas, esse acirramento da competição dá origem a uma “pressão competitiva”, que direciona as empresas para a busca de mais eficiência nas suas operações (Antunes et al. 2008). Dessa maneira, é de fundamental importância que a empresa tenha um conhecimento organizacional sobre si e seus concorrentes. Para isso, pode-se usar uma ferramenta estratégica, conhecida como Matriz SWOT (Chiavenato, 2003).
Assim, com o exposto, o objetivo do presente estudo é fazer uma análise organizacional da situação atual do segmento de vidraçaria em São Mateus, ES, tendo como amostra a Vidraçaria X.

Downloads

Download data is not yet available.

References

APARECIDA, Andréia. A Utilização da Matriz SWOT como Ferramenta Estratégica – um Estudo de Caso em uma Escola de Idioma de São Paulo. São Paulo, (2005).

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, (2003).

ANTUNES, J. et al. Sistema de produção: conceitos e práticas para projeto e gestão da produção enxuta. Porto Alegre: Bookman, (2008).

Published

2015-11-06

How to Cite

Margoto, D., Zordan, J. P., Silva, R. B., Maciel, W., & Freitas, R. R. de. (2015). UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA VIDRAÇARIA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES. Brazilian Journal of Production Engineering, 1(1), 1–3. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/EO22