Análise de dimensões e elementos da fidelidade de clientes em um evento musical sergipano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.44366

Palavras-chave:

Fidelidade de clientes, Elementos da fidelidade, Dimensões da fidelidade, Evento Musical, Engenharia do Entretenimento

Resumo

O lazer faz parte da vida cotidiana da população e as opções de entretenimento crescem a cada dia, a citar os eventos musicais que tem crescente participação na economia. Assim, este trabalho investiga quais elementos mais influenciam a fidelidade de clientes em eventos musicais. Para tal identifica via revisão sistemática integrativa da literatura 03 principais dimensões da fidelidade sendo elas Conexão, Satisfação e Experiência e 12 elementos pertencentes a elas. Elas foram verificadas por uma survey junto a clientes de um evento musical obtendo-se 101 respostas válidas par análise e verificação da teoria versus realidade. Dos resultados constatou-se que a dimensão Satisfação tem maior influência sobre a amostra, destacando elementos como qualidade dos serviços de limpeza, higiene e alimentação, política de preços praticada, diversificação de atrações dentre outros. Enquanto a dimensão Conexão teve menor influência. Ademais, analisou-se os elementos por perfil de clientes, trazendo um concatenado de oportunidades e insights que contribuem na melhoria da experiência ofertada pelo evento e impulsão da fidelidade do público. Por fim, esta pesquisa preenche uma lacuna de pesquisa na Engenharia do Entretenimento, campo ainda pouco explorada no cenário nacional e com poucos trabalhos empíricos.

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Biografia do Autor

Mariana Melo Carvalho Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Emerson Cleister Lima Muniz, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção.

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020), Mestre e Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e Universidade Federal de Sergipe (2011), respectivamente. Graduado em Tecnologia em Informática e Gestão da Informação pela Universidade Tiradentes (2008). Professor e Vice-Chefe do Departamento de Engenharia de Produção e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, ambos da Universidade Federal de Sergipe. Concentra pesquisas na gestão e melhoria dos Serviços tendo a Experiência do Cliente, Experiência do Colaborador e as diretrizes e elementos da Gestão do Conhecimento do Cliente como base para este fim

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Publicado

07.06.2024

Como Citar

Andrade, M. M. C., & Muniz, E. C. L. (2024). Análise de dimensões e elementos da fidelidade de clientes em um evento musical sergipano. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(2), 250–274. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.44366

Edição

Seção

ENGENHARIA DA QUALIDADE