Análise das estratégias de marketing na engenharia civil do cariri cearense: um estudo baseado nas construtoras e seguidores da rede social Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i3.44657

Palavras-chave:

clientes, engenharia civil, ferramentas, Instagram, Insights, marketing digital

Resumo

A análise do perfil dos seguidores nas redes sociais é fundamental para o marketing digital das empresas de engenharia civil. Este estudo investigou as estratégias de marketing digital em construtoras na região do Cariri cearense, dividido em duas partes. Foi analisado o perfil dos usuários do Instagram de uma construtora local e comparados métodos de marketing com outras empresas da região. Objetivos específicos incluíram avaliar segmentações demográficas e geográficas, identificar a presença digital da construtora e verificar a viabilidade do marketing digital. A metodologia incluiu revisão bibliográfica, análise de dados do Instagram e um formulário aplicado a construtoras locais. Os resultados indicaram aumento no engajamento e alcance da construtora estudada, com diferença de mais de 10% entre os usuários masculinos e femininos, e maioria dos seguidores na faixa etária de 25 a 34 anos. A maioria das construtoras utilizam o Instagram como principal rede social, mas muitas não empregam profissionais especializados, enfrentando dificuldades como falta de tempo e conhecimento em ferramentas de marketing. A pesquisa destaca a evolução do marketing na construtora estudada e a preferência dos usuários por conteúdos em formato de vídeos curtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingra Maria Ferreira Saraiva, Universidade Federal do Cariri

Possui ensino-médio segundo grau pelo Colégio Paraiso - Juazeiro do Norte (2015). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil. 

Dimas de Castro e Silva Neto, Universidade Federal do Cariri

Atualmente é Prof. Associado do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT da Universidade Federal do Cariri - UFCA, Fundador e Coordenador do Laboratório de Estudos em Gerenciamento da Construção - LEGEC / UFCA, Professor Convidado e Fundador do Curso de Pós-Graduação em Gestão das Construções da Universidade Regional do Cariri - URCA. Pesquisador convidado no Instituto Superior Técnico - IST da Universidade de Lisboa (2014/2019) onde participa como Colaborador nos Grupos de Pesquisa das Unidades de Investigação RISCO (UA) e CERIS (IST/UL) em Portugal, tendo publicado como primeiro autor artigos em periódicos de classificação CAPES "A" como o Journal of Construction Engineering and Management - JCEM e o Journal of Infrastructure Systems - JIS da American Society of Civil Engineers - ASCE. Revisor "Ad Hoc" de projeto de agência de fomento(CNPq) e de periódicos nacionais e internacionais (Journal fo Building Engineering-JBE e Brazilian Journal of Production Engineering-BJPE). Articulista e cronista frequente, desde 2008, no "Jornal do Cariri" e "Jornal O Povo".

Referências

Amaro, L. D. S. (2014). Marketing digital: Estratégias online para o mercado imobiliário. Estudo de caso do grupo Conserpa/Enger. Curso de Comunicação em Mídias Digitais, Monografia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba.

American Marketing Association-AMA. (2007). Definição de Marketing.

Baroni, M. (2011). Comunicação 2.0: o virtual construindo pontes para o marketing digital. In M. Chamusca & M. Carvalhal (Eds.), Comunicação e marketing digitais: conceitos, práticas, métricas e inovações (pg. 44-82). Salvador, BA: Edições VNI.

Barros, A. G. T. D. (2013). Operações, serviços e satisfação dos clientes nas construtoras.

Braga, E. & Coutinho, T. D. S. A. (2022). Design Gráfico: Estratégias de Comunicação em Tempos de Crise. Revista Mediação, (13).

Cavallini, R. (2008). O Marketing depois de amanhã. São Paulo. Ricardo Cavallini.

Coomasaru, P. (2015). Factors affecting online marketing in Laugfs Engineering with special reference to small and domestic civil construction and customer point of view.

Cordeiro, M. N. (1992). Abordagem de marketing como instrumento de gerencia de empresas de engenharia.

Cruvinel, I. B. (2020). Marketing digital em tempos de pandemia/Digital marketing in pandemic times. Revista Gestão & Tecnologia, 1(30).

de Souza, G. M., de Oliveira, C. D. S., de Carvalho Pereira, L., & Teixeira, T. F. (2018). Aplicação da metodologia dos 8 P’s do marketing digital em uma empresa Catarinense de construção civil. Você no Comando Coletânea de TCC’s do Curso de Administração da FUCAP, 165.

dos Santos, E. P., & Camargo, D. L. Q. (2023). A importância do marketing digital na engenharia civil. Business Journal, 5(2), 15-23.

Gabriel, M. (2010). Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Novatec Editora.

Ibiapina, K. B. (2022). Análise dos impactos do marketing para empresas de engenharia civil no Alto Sertão Paraibano (Bachelor's thesis). DOI: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v15n4-026

Kotler, P. (2003). Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Elsevier Brasil.

Kotler, P. (2019). Os 10 pecados mortais do marketing: sintomas e soluções. Sextante.

Kotler, P. (2021). Marketing 4.0 do tradicional ao digital. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-59531-9

Kotler, P., & Armstrong, G. (2023). Princípios de marketing. Bookman Editora.

Marques, D. T. R., Okoti, K. M., da Silva, S. D., & de Oliveira, E. A. (2022). Marketing digital e sua influência de consumo em Votuporanga. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 8(5), 601-617. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5544

Maximiano, A. C. A. (1997). Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade em economia globalizada.

Naoum, S. (2019). A importância do marketing na construção civil.

Padilha, Ê. (2015). Marketing para engenharia e arquitetura (9ª ed.). Balneário Camboriú: OitoNoveTrês.

Rodrigues, V. R. P. & Melo, J. A. M., de. (2014). A utilização do marketing digital como ferramenta estratégica nas pequenas empresas do Guará-DF. Brasília: Faculdade Projeção. Recuperado de http://biblioteca.projecao.br/upload/vinculos/000044/000044e5.pdf

Souza, R. D. & Abiko, A. (1997). Metodologia para desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão da qualidade em empresas construtoras de pequeno e médio porte. São Paulo, 335.

Torres, C. (2018). A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec Editora.

Vale, R. D. (2023, março). Gosto brasileiro. Revista Marketing, 37 (362).

Publicado

11.07.2024

Como Citar

Saraiva, I. M. F., & Silva Neto, D. de C. e. (2024). Análise das estratégias de marketing na engenharia civil do cariri cearense: um estudo baseado nas construtoras e seguidores da rede social Instagram. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(3), 28–44. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i3.44657

Edição

Seção

INFORMAÇÃO & CONHECIMENTO