Previsão de demanda de longo prazo aplicada a uma empresa do varejo de cosméticos utilizando o Prophet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i3.45146

Palavras-chave:

Gestão da Cadeia de Abastecimento, Previsão de Demanda, Séries Temporais, Prophet

Resumo

A disseminação da tomada de decisão baseada em dados tem sido impulsionada pela abundância de informações e pelo aumento da capacidade de processamento computacional. Para apoiar esse processo decisório, é viável extrair conhecimento e realizar previsões por meio da Ciência de Dados. Dentro da Gestão da Cadeia de Abastecimento, um desafio comum é fazer a previsão de demanda utilizando dados históricos. Prever o volume de vendas de uma empresa é complexo. Superestimar a demanda leva a desperdícios de estoque, enquanto subestimar causa ruptura. Neste estudo de caso, será feita a previsão de demanda de longo prazo (30 semanas) para dois canais de vendas diferentes de uma empresa do segmento da indústria e do varejo do mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Foi utilizado o algoritmo Prophet. Após implementada a metodologia, os resultados mostraram que a semana 30 apresentou um WAPE de 4% e 5% para os canais Loja e Venda Direta, respectivamente. Ao analisar o erro na trigésima semana para as três categorias de produtos mais comercializados, observou-se que o maior erro registrado foi de 9,36%. Esse resultado sugere que a metodologia empregada alcançou desempenho satisfatório.

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Biografia do Autor

Ana Clara Chaves Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) com mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Yuri de Almeida Malheiros Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2009), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente é professor da Universidade Federal da Paraíba.

Telmo de Menezes e Silva Filho, University of Bristol

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), mestrado em Inteligência Artificial pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), tendo como tema de pesquisa Aprendizagem de Máquina. Realizou doutorado sanduíche na University of Bristol (Reino Unido). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Aprendizagem de Máquina.

Thaís Gaudencio do Rêgo, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e mestrado em Modelagem Computacional com Ênfase em Bioinformática e Biologia Computacional - Laboratório Nacional de Computação Científica (2008) e Doutora em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Bioinformática, Inteligência Artificial e suas aplicações.

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Publicado

24.08.2024

Como Citar

Sousa, A. C. C., Barbosa, Y. de A. M., Silva Filho, T. de M. e, & Rêgo, T. G. do. (2024). Previsão de demanda de longo prazo aplicada a uma empresa do varejo de cosméticos utilizando o Prophet. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(3), 372–383. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i3.45146

Edição

Seção

PESQUISA OPERACIONAL