Habitar Mundos
Ou como construir paisagens como espaços de pertencimento
Mots-clés :
Processo de Criação, pintura, espacialidadeRésumé
Este ensaio busca construir uma reflexão a respeito do processo de criação deste artista/pesquisador em torno da prática da pintura, sua problematização e respectivos desdobramentos poéticos e conceituais. Objetiva também, investigar criticamente o andamento do fazer artístico como investigação acadêmica, em que a problemática em torno daespacialidade é um dos guias tanto para a reflexão teórica, quanto para seu desenvolvimento prático. Habitar mundossignificaria por esta óptica, considerar como a pintura se desenvolve questionando seu espaço de materialização, assim como, um sentido específico de espaço para sua existência. Como ponto de partida se considera seu estado abstrato de espacialidade, que evoca sentidos de paisagem para sua configuração e possíveis transformações ao longo do processo. Construindo assim, uma reflexão onde a pintura é geradora de espaços de pertencimento, uma metáfora de um espaço a ser habitado.
Références
ALAIN-BOIS, Yve. A Pintura como Modelo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BERGER, John. Modos de Ver. São Paulo: Martins Fontes, 1972.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da Paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 2018.
___. Francis Bacon Lógica da Sensação. Lisboa: Orfeu Negro, 2011.
___. A imagem-tempo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2005.
LANCRI, Jean. Modestas Proposições sobre as condições de uma pesquisa em Artes Plásticas na Universidade. In: Tesseler, E., & Brites, B. O Meio como Ponto Zero. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O Pensamento Selvagem. Campinas: Papirus, 2002.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PASSERON, René. Pour une Philosofie de la Création. Paris: Klincksieck, 1989.
___. Da Estética a Poïética. In: Porto Arte. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1997.
PASTA, Paulo. A Educação pela Pintura. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
RICCIOPPO, C. E. Paisagem, Centro Universitário Maria Antonia. USP: São Paulo, SP, 2012.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Edusp, 1990.
___. L’Idée Fixe. Paris: Gallimard, 1932.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright André Luiz Rigatti 2021

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs des œuvres soumises à Revista do Colóquio autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.



