Habitar Mundos
Ou como construir paisagens como espaços de pertencimento
Palavras-chave:
Processo de Criação, pintura, espacialidadeResumo
Este ensaio busca construir uma reflexão a respeito do processo de criação deste artista/pesquisador em torno da prática da pintura, sua problematização e respectivos desdobramentos poéticos e conceituais. Objetiva também, investigar criticamente o andamento do fazer artístico como investigação acadêmica, em que a problemática em torno daespacialidade é um dos guias tanto para a reflexão teórica, quanto para seu desenvolvimento prático. Habitar mundossignificaria por esta óptica, considerar como a pintura se desenvolve questionando seu espaço de materialização, assim como, um sentido específico de espaço para sua existência. Como ponto de partida se considera seu estado abstrato de espacialidade, que evoca sentidos de paisagem para sua configuração e possíveis transformações ao longo do processo. Construindo assim, uma reflexão onde a pintura é geradora de espaços de pertencimento, uma metáfora de um espaço a ser habitado.
Downloads
Referências
ALAIN-BOIS, Yve. A Pintura como Modelo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BERGER, John. Modos de Ver. São Paulo: Martins Fontes, 1972.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da Paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 2018.
___. Francis Bacon Lógica da Sensação. Lisboa: Orfeu Negro, 2011.
___. A imagem-tempo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2005.
LANCRI, Jean. Modestas Proposições sobre as condições de uma pesquisa em Artes Plásticas na Universidade. In: Tesseler, E., & Brites, B. O Meio como Ponto Zero. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O Pensamento Selvagem. Campinas: Papirus, 2002.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PASSERON, René. Pour une Philosofie de la Création. Paris: Klincksieck, 1989.
___. Da Estética a Poïética. In: Porto Arte. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1997.
PASTA, Paulo. A Educação pela Pintura. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
RICCIOPPO, C. E. Paisagem, Centro Universitário Maria Antonia. USP: São Paulo, SP, 2012.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Edusp, 1990.
___. L’Idée Fixe. Paris: Gallimard, 1932.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 André Luiz Rigatti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.