Corpo transgressor feminino
A arte criada como denúncia de violências praticadas contra a mulher num diálogo com Artemísia Gentilesch
Palavras-chave:
Arte, Mulher, Denúncia, Enfrentamento à violência, TransgressãoResumo
Neste artigo, pretende-se analisar de forma investigativa duas obras da pintora Artemísia Gentilesch, com o objetivo de propor uma reflexão sobre criações artísticas femininas utilizadas como demarcadores de denúncia e de transgressão ao contexto da imposição de inferioridade das mulheres. Apresentando algumas percepções pessoais decorrentes do processo de pesquisa que utilizamos, elencaremos neste artigo a importância de verbalizar a violência sofrida como ferramenta auxiliar para transgredir as regras vigentes de dominação das mulheres. Buscar-se-á ainda, ressaltar que o enfrentamento precisa ser trabalhado no sujeito-mulher para que haja um resultado de autovalorização essencial para que cada mulher se reconheça como um corpo transgressor feminino.
Referências
AGNATI, Tiziana. (2000). Sguardo di donna. Art Dossier. Firenze, n 153, pp. 19-31, febraio.
AGNATI, Tiziana. La Fortuna di Artemisia. Art Dossier. Nº 172, pp. 5-47, Novembre, Firenze, 2001.
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte italiana: Da Antiguidade a Duccio. Trd. Wilma de Kantinszky. São Paulo: Cosac & Naify. 2003.
___. História da Arte Italiana: de Michelangelo ao Futurismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
BELL, Julian. Uma Nova História da Arte. São Paulo, Martins Fontes, 2008.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre a literatura e a história da cultura. Tradução: Sergio Paulo Rouanet, Prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1987. 3º edição. (Obras escolhidas, v. I)
BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. PAULUS – 1990. P. 517- 531/1105 -1107.
GARRARD, Mary DuBose. Artemisia Gentileschi: the image of the female hero in Italian Baroque art. Princeton: Princeton University Press, 1989.
___. Artemísia Gentileschi. Princeton: Princeton University Press.1991.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Docência artista: arte, estética de si e subjetividades femininas. Porto Alegre: UFRGS, 2005. 207 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
TEDESCO, Cristine. Quello che sa fare una donna: um estudo sobre Artemísia Lomi Gentileschi na perspectiva da História. In: Anais eletrônicos do II Encontro história, imagem e cultura visual, 2013, Porto Alegre, p. 1-11.
___. Atti di un processo per stupro: o interrogatório de Artemisia Gentileschi no olhar do gênero. MÉTIS: história & cultura – v. 11, n. 21, p. 245-259, jan./jun. 2012.
___. Artemísia Gentileschi: trajetória, gênero e representações do feminino (1610-1654). Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasil. 342f. 2018.
___. “E non dite che dipingeva come un uomo”: história e linguagem pictórica de Artemísia Lomi Gentileschi entre as décadas de 1610 e 1620 em Roma e Florença. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. 192f. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rosemery Casoli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.



