Dramaturgia da harmonia

uma encenação musical por Arnold Schoenberg

Authors

  • Doriedison Coutinho de Sant'Ana Faculdade de Música do Espírito Santo FAMES

Keywords:

música, harmonia, fábula, movimento

Abstract

This article intends to show, from the perspective of the staging, the playfulness and imagination of the musician Arnold Schoenberg when speaking about the behavior of sound events in the process modulation within the Musical Harmony. "Drawing" sound movements and transforming them into musical art is an activity that requires the inventor / composer to pay close attention to the issues of the art of movement. It is necessary to create combinations that sound like art. Therefore, it is essential to know the language of music well and, on the other hand, to "see" in the sound movements something extra-musical, to perceive beyond the obvious, to imagine a certain "fable" happening between the sounds. To demonstrate this, we will make parallels between the melodic creation and the staging of an actor, casting a kind of fabulous look on the first pages of the chapter “Modulation”, from the book “Harmonia”.

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Author Biography

Doriedison Coutinho de Sant'Ana, Faculdade de Música do Espírito Santo FAMES

Mestre em Artes - Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Musicoterapia pela Universidade Federal de Pelotas, RS (2005). Possui graduação em Música - Bacharel em Composição pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente, membro da diretoria da Associação de Musicoterapia do Espírito Santo. Foi professor de música na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, 2007 e 2008, 2015 a 2017; na Faculdade de Música do Espírito Santo "Maurício de Oliveira", de 2005 a 2014, 2017 até a presente data; de "voz para atores" na faculdade de Artes Cênicas da Universidade Vila Velha - UVV, 2011 - 2013. Músico - pianista, compositor, Diretor e Ator. Atua na na área das Artes, na Direção Musical de espetáculos de teatro e dança, na Direção de shows de música, na Composição de trilhas sonoras para espetáculos de teatro e dança; Composição - música de concerto para grupos orquestrais, solistas.Pesquisador da Música (composição, melodia e contraponto) e do Teatro (corpo e movimento, ação física). Estuda a melodia como um gesto das ações humanas sobre o corpo sonoro e o contraponto como a técnica para a "encenação" das melodias. No Teatro estuda o movimento corporal por meio da Mímica Corporal Dramática, de Étienne Decroux, sob a orientação de Ana Teixeira (Amok Teatro), e o atletismo afetivo e a vocalidade do ator, por Antonin Artaud, sob a orientação de Stephane Brodt (Amok Teatro).

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Published

19-07-2021

How to Cite

Sant’Ana, D. C. de . (2021). Dramaturgia da harmonia: uma encenação musical por Arnold Schoenberg. Revista Do Colóquio, 11(20), 138–150. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/35532