A ousadia feminista de Rachel de Queiroz: emancipação feminina de Conceição, em "O Quinze"
Rachel de Queiroz’s feminist boldness: Conceição’s female emancipation in O Quinze
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v1i41.36140Palavras-chave:
Emancipação feminina. Gênero. Personagem feminina. O Quinze.Resumo
Discutem-se, neste artigo, aspectos da personagem Conceição, protagonista d’O Quinze, romance regionalista de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, mas já apresentando propostas avançadas para seu tempo quanto à questão feminina. Elaboram-se, portanto, algumas temáticas que permeiam o enredo, as quais trouxemos para a discussão de hoje: as pressões que enfrentam as mulheres, inclusive em todas as faixas etárias, tais como o casamento e a maternidade e a própria tão almejada emancipação feminina, difícil de se conquistar pelas camadas mais desfavorecidas da sociedade. Para alcançar o objetivo proposto, utilizaram-se como aporte teórico os estudos de Judith Butler, Carole Pateman, Virginia Woolf e outros que contribuíram para este debate, levando-o para a literatura. Como resultado, encontramos uma mulher do século passado em posição vanguardista ao contexto brasileiro da época, que consegue dizer não à opressão masculina, conquistando o status de viver bem, mesmo sozinha – sem um homem – perante a sociedade patriarcal.
Abstract
This article discusses aspects of the character Conceição, protagonist of O Quinze, a regionalist romance by Rachel de Queiroz, published in 1930, but already presenting advanced proposals for her time regarding the female issue. Therefore, some themes that permeate the plot are elaborated, which we bring to the discussion today: the pressures that women face, including in all age groups, such as marriage and motherhood and the much desired female emancipation. , difficult to be conquered by the most disadvantaged layers of society. To reach the proposed objective, the studies by Judith Butler, Carole Pateman, Virginia Woolf and others who contributed to this debate, taking it to the literature, were used as theoretical support. As a result, we find a woman from the last century in an avant-garde position in the Brazilian context of the time, who managed to say no to male oppression, achieving the status of living well, even alone – without a man – in the face of patriarchal society.
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