Imagens e memória: a gaveta vermelha e centelha mágica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v1i43.37723

Palavras-chave:

Imagens. Memória. Nenhum, nenhuma. Guimarães Rosa. Individuação.

Resumo

Este trabalho pretende analisar o conto "Nenhum, nenhuma", de João Guimarães Rosa, sob a perspectiva do imaginário simbólico de Gilbert Durand (2019), e, também, com base no pensamento de Gaston Bachelard (2018) e Carl G. Jung (2016), a fim de refletir como elementos simbólicos presentes no conto nos levam à compreensão do funcionamento da psique humana e, portanto, da importância da memória e do intrínseco entrelaçamento entre experiência e memória na constituição do indivíduo. Neste percurso é possível notar os múltiplos sentidos que as imagens nos fornecem, bem como elas se acomodam em ganham espaço na mente do sonhador transformando-o numa versão sempre nova e única de si mesmo. Assim, acreditamos que essa estória é campo fértil para investigações e reflexões acerca das profundezas psíquicas que nos formam.

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Biografia do Autor

Marcos Aparecido Pereira, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutor em Estudo Literários PPGEL - Unemat; Mestre em Ensino IFMT/UNIC. Atualmente é professor do IFMT - Instituto Federal Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo e do Programa de Mestrado em Ensino - PPGEN/IFMT - Campus Cuiabá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna: Inglês e desenvolve trabalhos principalmente relacionados à seguintes temáticas: ensino, literatura, leitura literária, formação de leitores e escrita criativa. É escritor, tendo publicado os romances: Apenas um sonho (2007), A face oculta (2010), No tempo dos sonhos (2011), O diário das eras (2013), Pedras da meia-noite (2015), O castelo de sombras (2021), Uma aventura na Terra da Magia (2021).

Epaminondas de Matos Magalhães, Instituto Federal de Mato Grosso

Possui Doutorado em Letras- Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Mestrado em Estudos de Linguagem, área de concentração Estudos Literários, pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e graduação em Letras- Língua Portuguesa, Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Maringá (2015-2017), pesquisando a produção infantil em Mato Grosso. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso- Campus Pontes e Lacerda, atua como professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Ensino (IFMT/UNIC) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL- UNEMAT/Tangará da Serra). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura moderna, poesia moderna em mato grosso, literatura regional e literatura infanto-juvenil.

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Publicado

07-05-2023

Edição

Seção

Dossiê Literatura e Memória