A INFLUÊNCIA DE PÚBLICOS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS NAS PRÁTICAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS-CULTURAS ESTRANGEIRAS

Autores

  • José Carlos Chaves da Cunha Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Amanda Teixeira Bastos Universidade Federal do Pará (UFPA).

Resumo

Neste artigo, investigamos as práticas docentes de línguas-culturas estrangeiras (LE) junto a públicos heterogêneos do ponto de vista linguístico-cultural. Nosso objetivo é aferir em que medida estas práticas são influenciadas pelo contexto plurilíngue e pluricultural de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados foram constituídos através de observações de aula de uma turma de Português como Língua Estrangeira e de entrevistas com professores (-estagiários) e alunos da referida turma. Os resultados obtidos apontam que as práticas docentes são influenciadas pela presença em sala de aula de alunos plurilíngues e pluriculturais. Apontam também que os procedimentos metodológicos que levam esses aprendentes de línguas e culturas distintas a interagirem são os mais eficazes.

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Biografia do Autor

José Carlos Chaves da Cunha, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor Doutor na Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, Belém/PA, Brasil.

Amanda Teixeira Bastos, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Graduanda do Curso de Letras Licenciatura em Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

18-09-2017