ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

HISTORICIDADE E CONTEMPORANEIDADE EM CHAVE CRÍTICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Língua Materna, Língua Portuguesa, Psicologia Histórico-Cultural, Educação básica

Resumo

Este artigo retoma estudos sobre a constituição histórica da disciplina escolar Língua Portuguesa na educação brasileira. Propõe-se evidenciar que diferentes concepções de língua/linguagem, de sujeito e desenvolvimento dão origem a diferentes práticas pedagógicas. Considera que atualmente tem havido um esvaziamento da compreensão da língua/linguagem, socio-histórico-culturalmente produzida, que acarreta um apagamento da dimensão enunciativo-discursiva da linguagem. O objetivo é contribuir com a análise crítica deste processo e por isso retomam-se alguns elementos centrais, afins à defesa da educação escolar como necessária à formação omnilateral e à emancipação humana – o que perpassa a apropriação e objetivação de conhecimentos sobre a linguagem em sua complexidade. O ensaio também pretende contribuir com essa conscientização, por isso apresentam-se, sistematizam-se e atualizam-se discussões sobre a Psicologia Histórico-Cultural para o ensino-aprendizagem de língua materna na educação básica.

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Biografia do Autor

Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio pós-doutoral na mesma instituição; mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); graduada em Letras - Português pela UFES. É professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Maria Amélia Dalvi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Goiás (UFG); mestra em Letras pela UFES; graduada em Letras - Português pela mesma instituição. É professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES.

Mariana Passos Ramalhete, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Doutora e mestra em Educação pela da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); graduada em Letras - Português e em Pedagogia pela mesma instituição. É professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - campus Venda Nova do Imigrante, onde atua no Ensino Médio, na Licenciatura em Letras-Português em curso de pós-graduação.

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Publicado

15-07-2020