ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

HISTORICIDADE E CONTEMPORANEIDADE EM CHAVE CRÍTICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Língua Materna, Língua Portuguesa, Psicologia Histórico-Cultural, Educação básica

Resumo

Este artigo retoma estudos sobre a constituição histórica da disciplina escolar Língua Portuguesa na educação brasileira. Propõe-se evidenciar que diferentes concepções de língua/linguagem, de sujeito e desenvolvimento dão origem a diferentes práticas pedagógicas. Considera que atualmente tem havido um esvaziamento da compreensão da língua/linguagem, socio-histórico-culturalmente produzida, que acarreta um apagamento da dimensão enunciativo-discursiva da linguagem. O objetivo é contribuir com a análise crítica deste processo e por isso retomam-se alguns elementos centrais, afins à defesa da educação escolar como necessária à formação omnilateral e à emancipação humana – o que perpassa a apropriação e objetivação de conhecimentos sobre a linguagem em sua complexidade. O ensaio também pretende contribuir com essa conscientização, por isso apresentam-se, sistematizam-se e atualizam-se discussões sobre a Psicologia Histórico-Cultural para o ensino-aprendizagem de língua materna na educação básica.

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Biografia do Autor

  • Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio pós-doutoral na mesma instituição; mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); graduada em Letras - Português pela UFES. É professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

  • Maria Amélia Dalvi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Goiás (UFG); mestra em Letras pela UFES; graduada em Letras - Português pela mesma instituição. É professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES.

  • Mariana Passos Ramalhete, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

    Doutora e mestra em Educação pela da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); graduada em Letras - Português e em Pedagogia pela mesma instituição. É professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - campus Venda Nova do Imigrante, onde atua no Ensino Médio, na Licenciatura em Letras-Português em curso de pós-graduação.

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Publicado

15-07-2020