PROFESSOR-LEITOR:
O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS?
Resumo
A leitura tem suscitado grande interesse dos pesquisadores nas últimas décadas, tanto no plano teórico, de desenvolvimento de modelos de processamento e compreensão e de propostas de formação de professores, quanto no plano de investigações que buscam coletar dados primários, estudando aspectos de processamento, ensino e aprendizagem. O estudo que ora propomos visa mapear e discutir, segundo o método de revisão sistemática, o que vem sendo pesquisado no Brasil sobre o professor como leitor, sob quais perspectivas teóricas e metodológicas os estudos vêm sendo conduzidos e o que indicam seus resultados. A análise realizada concluiu que há maior volume de pesquisas de mestrado e que o principal interesse de investigação gira em torno da constituição, do perfil ou da trajetória de leitura dos professores. As pesquisas de levantamento são as mais frequentes. Embora a leitura do professor venha sendo fortemente pesquisada e discutida, não se encontraram pesquisas voltadas à instrumentalização do letramento docente, tampouco estudos indicativos de alternativas para os problemas identificados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.