DAS VOZES SOCIAIS EM UM CASO DE BURRO, DE MACHADO DE ASSIS

POLÊMICA E(M) DISCURSO

Autores

Palavras-chave:

Vozes sociais, Polêmica, Discurso bivocal, Crônica

Resumo

Neste artigo, analiso a polêmica de vozes que se constitui na crônica Um caso de burro, de Machado de Assis. Por meio da teoria dialógica do discurso, procuro mostrar a perspicácia do locutor em trazer a voz do burro para a narrativa, fazendo com que surja, no discurso, uma polêmica velada que dialoga com os problemas sociais vividos não só à época de Machado, mas também com problemas contemporâneos. Desse modo, meu objetivo é discutir sobre a noção de polêmica desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin, trazendo como pontos de verticalização, desta reflexão, os conteúdos polemizados na crônica machadiana, tais como: i) a descrição do espaço e a passagem do tempo na crônica; ii) a atitude avaliativa do narrador em relação às características físicas e psicológicas do burro que fazem surgir a polêmica de vozes; iii) o direcionamento da crítica social, em discurso bivocal, no exame de consciência do burro. A análise possibilita a compreensão da confluência de vozes na crônica machadiana que traz para o centro do debate os problemas mais sensíveis de uma sociedade estratificada em que imperam tanto a exploração do trabalho humano, quanto o descaso em relação às necessidades básicas deste trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelli da Rosa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora e mestra em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); graduada em Letras e especialista em Linguística e Ensino de Português pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). É professora do Instituto de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG.

Referências

BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV, V. N.). Marxismo e Filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. (1929). Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance [1975]. Tradução de Aurora F. Bernardini et. al. 4. ed. São Paulo: Editora da UNESP, Hucitec, 2010.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso (1952-1953). In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal [1979]. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. [1963]. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

BRAIT, Beth. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

MARX, K. Para a Crítica da Economia Política. In: Os Pensadores. São Paulo, Nova Cultural, 1978.

MORSON, G. S.; EMERSON, C. Mikhail Bakhtin: criação de uma prosaística. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

RIBEIRO, K. R. Bivocalização e plurivocalização no culto televisivo show da fé: tensão entre fé, Mercado e publicidade. 2015, 261 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

RIBEIRO, K. R. A polêmica de vozes no discurso da campanha Rasgue o verbo. Revista Ação midiática, Curitiba, n. 13, p. 119-138, 2017.

RIBEIRO, K. R. A produtividade do conceito de discurso bivocal no contexto do culto televisivo Show da Fé. Revista Letrônica, Porto Alegre, v. 11, p. 68-82, 2018.

RIBEIRO, K. R. A construção da polêmica em ilustrações de Carol Rossetti: enfoque dialógico. Intersecções - Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, v. 12, p. 7-26, 2019.

STAM, R. Bakhtin e a crítica midiática. In: RIBEIRO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. (Orgs.). Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

THEODORO, M. A formação do mercado de trabalho e a questão racial no Brasil. In: THEODORO, M. et al. (Orgs.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: Ipea, 2008.

VOLOCHINOV, V. N. (BAKHTIN, M.). A palavra na vida e na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In: VOLOCHINOV, V. N. (BAKHTIN, M.). Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. Tradução de Allan Pugliese et al. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

Downloads

Publicado

15-07-2020