PORTUGUÊS DO BRASIL PARA HISPÂNICOS
PERCURSO DE ENSINO E RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Linguística Aplicada, Ensino de Português L2, Português do BrasilResumo
O artigo apresenta o percurso baseado na noção de competência comunicativa, adotado para o trabalho com hispânicos em uma turma de ensino de Português do Brasil, com o objetivo de mostrar a abordagem metodológica via atividades orais com foco na interação visando à compreensão oral tanto dos falantes quanto dos ouvintes. Para tanto, a partir das atividades propostas, selecionamos três categorias de ordem fonomorfológica para relato – uso de preposição sem contração, uso de vogais fechadas/abertas e pronúncias de fricativas alveolares vozeadas e desvozeadas. Como aporte teórico, relacionamos a perspectiva de competência comunicativa, de interlíngua e o método de aprendizagem por tarefas em contraponto com a análise contrastiva, cuja base está ligada à noção de estratégia eficiente para o êxito do objetivo sociocomunicativo. Conclui-se que os aprendentes hispânicos, ao frequentarem uma turma formada apenas por falantes de espanhol, tendem a se apropriar mais efetivamente dos conhecimentos linguísticos mobilizados nas aulas, ratificando nossa tese de que a interlíngua funciona como um acelerador de interações em seus diversos domínios.
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