O UNIVERSO TERMINOLÓGICO DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

DESCRIÇÃO E ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA

Autores

Resumo

No presente artigo, descrevem-se e analisam-se os aspectos morfossintáticos dos termos do universo do Técnico em Edificações, baseando-se na proposta elaborada por Alves (2004). Para concretização deste trabalho foram necessárias as seguintes etapas: (i) leitura de textos que versam sobre a morfossintaxe e pesquisas bibliográficas de trabalhos científicos sobre o universo terminológico do Técnico em Edificações; (ii) levantamento dos termos registrados na terminologia ora estudada; (iii) seleção do corpus, por meio de programa de processamento de corpora linguísticos; (iv) identificação dos processos sintáticos para, então, descrever e analisar os dados. Os resultados mostram que na amostra utilizada a derivação sufixal representa o processo de formação mais produtivo, juntamente com as composições sintagmáticas, correspondendo a 48,6% e 44,3%, respectivamente, do total de 255 ocorrências. Pretende-se, assim, contribuir com os estudos morfossintáticos das áreas de especialidade em Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theciana Silva Silveira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); mestra pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); graduada em Letras - Português/Inglês pela UFMA.

Pablo Lorran Pereira Santos, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Graduando em Engenharia Civil pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Técnico em Edificações pelo IFMA.

Augusto Ângelo Nascimento Araújo, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Doutor em Letras pelo Programa Filologia e Língua Portuguesa - Universidade de São Paulo (USP) e Professor do Departamento de Letras, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Monte Castelo.

Downloads

Publicado

15-07-2020