O UNIVERSO TERMINOLÓGICO DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

DESCRIÇÃO E ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA

Autores

Resumo

No presente artigo, descrevem-se e analisam-se os aspectos morfossintáticos dos termos do universo do Técnico em Edificações, baseando-se na proposta elaborada por Alves (2004). Para concretização deste trabalho foram necessárias as seguintes etapas: (i) leitura de textos que versam sobre a morfossintaxe e pesquisas bibliográficas de trabalhos científicos sobre o universo terminológico do Técnico em Edificações; (ii) levantamento dos termos registrados na terminologia ora estudada; (iii) seleção do corpus, por meio de programa de processamento de corpora linguísticos; (iv) identificação dos processos sintáticos para, então, descrever e analisar os dados. Os resultados mostram que na amostra utilizada a derivação sufixal representa o processo de formação mais produtivo, juntamente com as composições sintagmáticas, correspondendo a 48,6% e 44,3%, respectivamente, do total de 255 ocorrências. Pretende-se, assim, contribuir com os estudos morfossintáticos das áreas de especialidade em Língua Portuguesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Theciana Silva Silveira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); mestra pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); graduada em Letras - Português/Inglês pela UFMA.

  • Pablo Lorran Pereira Santos, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

    Graduando em Engenharia Civil pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Técnico em Edificações pelo IFMA.

  • Augusto Ângelo Nascimento Araújo, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

    Doutor em Letras pelo Programa Filologia e Língua Portuguesa - Universidade de São Paulo (USP) e Professor do Departamento de Letras, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Monte Castelo.

Downloads

Publicado

15-07-2020