A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Produção de texto, Carta do leitor, Marcas linguísticasResumo
Este artigo tem por escopo investigar o fenômeno da responsabilidade enunciativa em textos de alunos do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, orientamo-nos pelos trabalhos de Adam (2008, 2011), Passeggi et al. (2010), Rodrigues et al. (2010), Gomes (2016), Gomes, Passeggi e Rodrigues (2018), entre outros. Do ponto de vista metodológico, analisamos dez textos do gênero discursivo Carta do Leitor produzidos por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A análise nos mostra que há uma predominância da voz dos alunos, embora encontremos, em pequena recorrência, a voz de outras instâncias enunciativas, a exemplo da voz da autora do artigo motivador da escrita das cartas do leitor que formam o corpus deste trabalho. Em relação às marcas linguísticas identificadas que materializam a assunção da responsabilidade enunciativa nos textos analisados, destacamos os conectores, os adjetivos, os advérbios, os verbos em 1ª pessoa do singular e do plural e os modalizadores como as de maior recorrência. A análise nos mostra, outrossim, que quando se realiza um trabalho com os elementos linguísticos sob uma ótica discursiva, os alunos conseguem aprender melhor e conseguem usar adequadamente os recursos linguísticos nos textos produzidos.
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