SER CIGANO NO SÉCULO XXI EM TESES E VALORES DOS "MAIS VELHOS" DO RANCHO DO ELÁDIO, EM SOUSA-PB

Autores

Palavras-chave:

Argumentação, Teses e valores, História Oral, Ciganos de Sousa-PB

Resumo

O artigo traz uma análise argumentativa de discursos de alguns membros de uma comunidade cigana da etnia Calon, fixada no município de Sousa/PB. Tem como objetivo analisar as teses e os valores que sustentam essas teses sobre o ser cigano no Século XXI e perceber como construíram identidade em discursos dos “mais velhos” de um dos três ranchos, denominação utilizada por eles para designar suas moradias fixas. O referencial teórico advém da Nova Retórica, desenvolvida por Perelman e Olbrech-Tyteca (2005) e estudos adjacentes. Seguindo orientações metodológicas da História Oral, transcritas em acordo com a metodologia de turnos de fala, proposto por Levinson (1992), o corpus analisado é constituído por entrevistas realizadas com o líder e um casal de idosos que habitam o atual Rancho do Eládio, na cidade de Sousa-PB. As análises apontam que os valores mobilizados no topo das hierarquias dos colaboradores da pesquisa, predominantemente, foram honestidade, respeito e aceitação, valores recorrentes na argumentação devido ao estigma que, segundo eles, historicamente sofreram, com intensa presença de preconceito, discriminação e desconfiança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilton Sampaio de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com estágio pós-doutoral na Université Paris 8; mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); graduado em Letras e especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É professor do Departamento de Línguas Estrangeiras, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN.

Elaine Maria Gomes de Abrantes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em Gestão e Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É servidora do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Sueílton Junior Braz de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); mestre em Letras pela UERN; graduado em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela mesma instituição. É professor da Escola de Educação, da Universidade Potiguar (UNP).

Downloads

Publicado

15-07-2020