O EVENTO COMUNICATIVO NO TEXTO-COMENTÁRIO DE UMA INSTRUÇÃO AO SÓSIA
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO(S) EM SITUAÇÃO DE (CO)ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE
Palavras-chave:
Gênero do Discurso, Discurso Midiático, Argumentação, PatemizaçãoResumo
O presente estudo objetivou analisar a construção de sentidos em trechos de um texto verbal redigido por um professor experiente de língua inglesa, durante um processo de (co)análise de sua atividade laboral, através do método da instrução ao sósia. O diálogo entre a Linguística Textual e a Clínica da Atividade nos permitiu identificar que o docente constrói seu texto partindo de uma visão que tem si enquanto profissional e posteriormente volta-se para sua atividade laboral, sobretudo para as condições em que realiza seu trabalho. Essa pesquisa se embasa na apreciação de autores como Beaugrande (1997), que considera o texto como evento comunicativo, alinhada ao pensamento de Marcuschi (2007), quando lançam o olhar para as práticas interacionais nos processos cognitivos que abrangem a referenciação, inferenciação e a (re)categorização, apoiando-se no sociocognitivismo em Salomão (1999) e outros estudiosos como Maturana e Varela (1995) com reflexões acerca do processo metacognitivo, e Costa, Monteiro e Alves (2016) com o ensino situado. Por meio desses estudos, verificamos que através das escolhas lexicais e de conhecimentos compartilhados mobilizados pelo professor, a visão positiva que ele tem de si contrasta com uma percepção negativa do seu ambiente de trabalho.
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