O EVENTO COMUNICATIVO NO TEXTO-COMENTÁRIO DE UMA INSTRUÇÃO AO SÓSIA

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO(S) EM SITUAÇÃO DE (CO)ANÁLISE DA ATIVIDADE DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Gênero do Discurso, Discurso Midiático, Argumentação, Patemização

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a construção de sentidos em trechos de um texto verbal redigido por um professor experiente de língua inglesa, durante um processo de (co)análise de sua atividade laboral, através do método da instrução ao sósia. O diálogo entre a Linguística Textual e a Clínica da Atividade nos permitiu identificar que o docente constrói seu texto partindo de uma visão que tem si enquanto profissional e posteriormente volta-se para sua atividade laboral, sobretudo para as condições em que realiza seu trabalho. Essa pesquisa se embasa na apreciação de autores como Beaugrande (1997), que considera o texto como evento comunicativo, alinhada ao pensamento de Marcuschi (2007), quando lançam o olhar para as práticas interacionais nos processos cognitivos que abrangem a referenciação, inferenciação e a (re)categorização, apoiando-se no sociocognitivismo em Salomão (1999) e outros estudiosos como Maturana e Varela (1995) com reflexões acerca do processo metacognitivo, e Costa, Monteiro e Alves (2016) com o ensino situado. Por meio desses estudos, verificamos que através das escolhas lexicais e de conhecimentos compartilhados mobilizados pelo professor, a visão positiva que ele tem de si contrasta com uma percepção negativa do seu ambiente de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Peixoto Bessa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE); mestra em Linguística Aplicada pela UECE; especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras pela FA7; graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora efetiva da SEDUC/CE; bolsista FUNCAP.

Débora Leite de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE); especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia pela Faculdade Vale do Salgado; graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É professora efetiva da SEDUC/CE; bolsista FUNCAP.

Maria Helenice Araújo Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC); graduada em Letras pela mesma instituição. É professora do Centro de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

AMOSSY, R. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. SP: Hucitec, 1995.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BARBON, J. Tiro que matou Ágatha veio de PM, conclui investigação da polícia do Rio. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, ano 99, n. 33.041, 20 de novembro de 2019. Cotidiano, B5.

BARBON, J.; ALECRIM, M. Tiro veio de policial, afirma motorista de Kombi. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, ano 99, n. 33.045, 24 de setembro de 2019. Cotidiano, p. B1.

CHARAUDEAU, P. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. Tradução: Renato de Mello. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. (Orgs.). Gêneros: reflexões em Análise do discurso. Belo Horizonte: NAD, FALE/UFMG, 2004. p. 13-41.

CHARAUDEAU, P. O discurso das mídias. Tradução de Ângela Maria da Silva Correa. São Paulo: Contexto, 2007.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução de Ângela M. S. Corrêa; Ida Lúcia Machado. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2009.

CHARAUDEAU, P. O discurso propagandista: uma tipologia. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. (Orgs.). Análises do discurso hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. p. 57-78.

CHARAUDEAU, P. O discurso político. Tradução de Fabiana Komesu; Dilson Ferreira da Cruz. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

CHARAUDEAU, P. MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. Tradução de Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2004.

JEANTET, D. Brazil police say cop to blame for 8-year-old girl’s death. ABC News. 19 novembro de 2019. Disponível em: <https://abcnews.go.com/International/wireStory/brazil-police-officer-fired-stray-bullet-killed-girl-67139004>. Acesso em: 01 dez. 2019.

EMEDIATO, W. O problema da informação midiática entre as ciências da comunicação e a análise do discurso. In: MACHADO, I. L., SANTOS, J. B. C.; MENEZES, W. A. (Orgs.). Movimentos de um percurso em análise do discurso – Memória Acadêmica do Núcleo de Análise do Discurso da FALE/UFMG. Belo Horizonte: NAD/POSLIN/UFMG, 2005.

INQUÉRITO aponta que PM causou morte de Agatha. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, ano XCV, nº 31.515, 19 nov. 2019, Rio, p. 13.

KERBRAT-ORECCHIONI, C. La enunciación: de la subjetividad en el lenguaje. Tradução de Gladys Ânfora e Emma Gregores. Buenos Aires: Edicial, 1997.

LACERDA, L.; PAMPLONA, N. Bala perdida mata mais uma criança no Rio e gera protestos. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, ano 99, n. 33.043, 22 de setembro 2019. Cotidiano, p. B2.

LANDOWSKI, E. La societé réfléchie. Paris: Seuil, 1989.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. 3. ed. Campinas, SP: Pontes/Ed. Unicamp, 1997.

MARCHON, A. H. A ação coadjuvante do leitor na produção do discurso midiático. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras Vernáculas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Rio de Janeiro, 2011.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 19-36.

MORRE menina de 8 anos baleada no Alemão. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, ano XCV, nº 31.457, 22 set 2019, Rio, Primeira Página 01.

RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 152-183.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editora, 2015.

TRISTEZA sem fim: Morte de menina de 8 anos por bala perdida no Alemão causa comoção e revolta. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, ano XCV, nº 31.457, 22 set. 2019, Rio, p. 12.

Downloads

Publicado

15-07-2020