Interpretação do português para a Libras no Programa Roda Viva da TV Cultura

aspectos e estratégias do trabalho em equipe

Autores

  • Vinicius Nascimento Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) https://orcid.org/0000-0003-3057-5828
  • Nicolas Nascimento Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v15i32.35913

Palavras-chave:

Libras, Interpretação midiática, trabalho em equipe, Autoconfrontação

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, de caráter analítico-descritiva, que objetivou investigar o processo de interpretação intermodal do português para a Libras realizada em equipe a partir do gênero entrevista coletiva. O corpus foi coletado junto à equipe de intérpretes de Libras que atua no Programa Roda Viva da TV Cultura. A partir da triangulação teórica entre o pensamento bakhtiniano, os estudos da tradução e interpretação da língua de sinais (ETILS) e a ergologia, o estudo observou, por meio do dispositivo metodológico da autoconfrontação simples e cruzada, como os intérpretes, enquanto trabalhadores, observam, descrevem e analisam sua própria atividade interpretativa a partir do gênero em questão. Foram encontradas diferentes estratégias de interpretação como o uso de recursos linguístico-discursivos relacionados às características da Libras enquanto língua-alvo e o impacto da visualidade do cenário do programa na construção discursiva da língua-alvo, bem como aspectos diretamente relacionados com o gênero entrevista coletiva e com o trabalho em equipe como a importância da preparação, a influência do tempo durante a interpretação simultânea, as dramáticas do uso de si em relação às tomadas de decisão durante a atividade interpretativa e a manutenção das escolhas realizadas pelo intérprete de turno a despeito das sugestões do apoio.

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Biografia do Autor

Vinicius Nascimento, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Bacharel em Fonoaudiologia pela mesma instituição. É professor adjunto II do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nicolas Nascimento, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Estudante do Curso de Bacharelado em Língua Brasileira de Sinais – Libras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

16-12-2021