Autoetnografia e formação docente

história e identificações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v16i35.39011

Palavras-chave:

Autoetnografia, Formação de professores, Identificações

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir para estudos acerca da formação docente para a educação linguística no âmbito da Linguística Aplicada, ao viabilizar discussões que apontam a autoetnografia como uma possibilidade epistemológica que leva em consideração as recentes transformações sociais e possibilita transformações outras. Nesse intuito, relacionamos conceitos referentes à autoetnografia e à formação docente e argumentamos que a autoetnografia pode contribuir para que professores assumam identificações que os considerem sujeitos críticos e produtores de conhecimentos.  Em uma perspectiva autoetnográfica, resgatamos nosso encontro com a autoetnografia para demonstrar como esse contato tem contribuído para assumirmos novas identificações como agentes produtoras de conhecimento. As discussões aqui apresentadas são fruto das pesquisas de doutorado de duas professoras: uma de Língua Portuguesa e outra de Língua Inglesa, que desenvolveram estudos tendo a autoetnografia como viés teórico-metodológico. Este estudo destaca o potencial da autoetnografia ao configurar-se alternativa viável para amparar o fazer investigativo acerca da formação docente em Linguística Aplicada.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Gomes Basoni, Prefeitura Municipal de Colatina/ IFES Campus Colatina

É graduada em Letras-Português pela Fundação Castelo Branco (Funcab), com mestrado em Educação e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais do Ifes- Campus Colatina, lotada na Coordenadoria de Gestão Pedagógica, e como professora de Língua Portuguesa em escolas da rede pública e privada.

Marianna Cardoso Reis Merlo, Universidade Federal do Espírito Santo

É graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo, com mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Atua como docente do Departamento de Línguas e Letras da UFES e se interessa por pesquisas acerca dos seguintes temas: formação docente, educação linguística de crianças e autoetnografia.

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Publicado

29-12-2022