A correção na fala-em-interação de sala de aula de língua espanhola

uma análise na perspectiva da análise da conversa etnometodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v16i35.39215

Palavras-chave:

Correção, Fala-em-interação de sala de aula, Língua Espanhola

Resumo

Este artigo analisa dados de fala-em-interação de sala de aula de Língua Espanhola para verificar: 1. o fenômeno de correção de aluno por professor, ou seja, substituição de um item por outro; e 2. os eventos em que o professor somente aponta um item errado no turno do aluno, mas não leva a cabo a substituição desse item, isto é, não leva a cabo a correção. Para tanto, realizamos geração de dados de 3 horas/aula em uma escola pública rural da cidade de Irati, no Paraná. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, cujo enfoque é deliberadamente interpretativo e tem preocupação com os significados imediatos e locais das ações do contexto analisado. Com base na etnografia como escolha teórico-metodológica e na Análise da Conversa Etnometodológica (ACE), concluímos que os alunos previamente esperam ser corrigidos, já que, por meio dos dados analisados, foi possível notar que frequentemente a correção ocorre após um pedido de ajuda do aluno. No entanto, apesar de os alunos demonstrarem que o professor pode corrigir, este negocia um trabalho interacional de evitar fazer a correção. Nesse sentido, o professor realiza a correção sempre com cautela, demonstrando que a correção é uma ação despreferível nesta sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Freitas Ribeiro Lopes, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná

Doutora em Letras pela UFRGS/Porto Alegre (2015), área de Estudos Linguísticos/ Linguística Aplicada. Mestre em Letras pela UEM/ Maringá-PR (2009), área de Estudos Linguísticos/ Ensino Aprendizagem de Línguas. Graduada em Letras Português/Espanhol Licenciatura pela UNESP/ Assis-SP (2001). Professora efetiva da UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, desde 2002.

Sandra de Cássia Korzawski, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná

Possui graduação em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná UNICENTRO (2019).

Referências

ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Tradução de José Fonseca. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CAZDEN, C. B. El discurso en el aula. El lenguaje de la enseñanza y del aprendizaje. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 1991.

CONCEIÇÃO, L. E. Estruturas de participação e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação de sala de aula de Língua Inglesa em uma escola pública municipal de Porto Alegre. 2008. 169 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2008.

DREW, P.; HERITAGE, J. (Orgs.) Talk at work: Interaction in institutional settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

ERICKSON, F. Métodos cualitativos de investigación sobre la enseñanza. In: WITTROCK, M. C. La investigación de La enseñanza, II: métodos cualitativos y de observación. Barcelona: Ediciones Paidos, 1989.

GARCEZ, P. M. Microethnography in the classroom. In: KING, K.; HORNBERGER, N. H. (Orgs.) The encyclopedia of language and education, v. 10, Research methods in language and education. Berlim: Springer, 2008. p. 257- 272.

GARCEZ, P. M. A fala-em-interação de sala de aula: controle social, reprodução, construção conjunta. In: GUEDES, P. C. (Org.) Educação linguística e cidadania. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. p. 87-122.

GARCEZ, P. DE M.; SALIMEN, P. G. Pedir e oferecer ajuda para “fazer aprender” em atividades pedagógicas de encenação na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional. In: BARCELOS, A.F. (Ed.). Linguística Aplicada: reflexões sobre ensino e aprendizagem de língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes, 2012. p. 87-118.

HERITAGE, J; ATKINSON, J. M. Structures of social action. Cambridge: Cambrige University Press, 1984.

KANITZ, A. Rediscutindo correção e reparo iniciado e levado a cabo pelo outro na fala-em-interação de sala de aula. 2010. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Curso de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2010.

LOPES, M. F. R. A negociação de identidade de professor na sala de aula de estágio de língua espanhola. 2009. 154f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, 2009.

LOPES, M. F. R. A fala-em-interação de sala de aula contemporânea no ensino médio: o trabalho de fazer aula e fazer aprendizagem de língua espanhola. 2015. Tese de doutorado (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

LODER, L. L. Noções fundamentais: a organização de reparo. In: LODER, L. L.; JUNG, N. M. (Orgs.) Fala-em-interação social: Introdução à Análise da Conversa Etnometológica. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2008, p. 95-126.

LODER, L. L. O modelo Jefferson de transcrição. Convenções e debates. In: LODER, L. L.; JUNG, N. M. (Orgs.) Fala-em-interação social: Introdução à Análise da Conversa Etnometológica. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2008, p. 127-162.

LODER, L. L.; SALIMEN, P. G.; MULLER, M. Noções fundamentais: sequencialidade, adjacência e preferência. In: LODER, L. L.; JUNG, N. M. (Orgs.) Fala-em-interação social: Introdução à Análise da Conversa Etnometológica. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2008. p. 59-94.

LODER, L. L.; GARCEZ, P. M.; KANITZ, A. Correção pelo outro e reparo como domínios distintos na fala-em-interação social. D.E.L.T.A., 37-1, 2021, p. 1-35.

MCHOUL, A. W. The organization of repair in classroom talk. Language in Society, 19(3), p. 349-377, 1990.

MEHAN, H. The strucutre of classroom discourse. In: DIJK, T. Van (Org.). Handbook of discourse analysis. Londres: Academic Press, v. 3, 1985. p. 119-131.

O’CONNOR, M.; MICHAELS, S. Shifting participant frameworks: orchestrating thinking practices in group discussion. In: DIJK, T. Van (Org.) Discourse, learning and schooling. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 63-103.

SACKS, H.; SCHEGLOFF, E.A.; JEFFERSON, G. Sistemática elementar para a organização da tomada de turnos para a conversa. Veredas, v. 7, n. 1-2, p. 9-73, 2003. Tradução de SACKS, H.; SCHEGLOFF, E. A.; JEFFERSON, G. A simplest systematic for the organization of turn-taking for conversation. Language, v. 50, p. 696-735, 1974.

SACKS, H.; SCHEGLOFF, E.A.; JEFFERSON, G. The preference for self-correction in the organization of repair in conversation. Language, p. 361-382, 1977.

SALIMEN, P. G. A atividade pedagógica de encenar em grupos em sala de aula de língua estrangeira: pedidos de ajuda, ofertas de ajuda e aprendizagem. 2009. 155 f. Dissertação (Mestrado em letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SINCLAIR, J. M.; COULTHARD, M. Toward an analysis of discourse. Londres: Oxford University Press, 1975.

WARING, H. Z. Using explicit positive assessment in the language classroom: IRF, feedback, and learning opportunities. The Modern Language Journal, v. 92, n. 4, p. 577-594, 2008.

Downloads

Publicado

29-12-2022