A inspiração etnográfica e o papel da multimodalidade na análise de uma sequência de fala-em-interação institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v16i35.39310

Palavras-chave:

Multimodalidade, Temporalidade, Etnografia, Fala-em-interação institucional, Análise da Conversa

Resumo

A partir de uma sequência de fala-em-interação de um professor conversando com a mãe de uma estudante em um atendimento numa escola pública, é possível notar como alguns aspectos da interação social que estão além das expressões formulaicas (e.g. “ela vai sair dessa”) ganham contornos de preocupação real e legítima a partir de outras ações corporificadas simultaneamente implementadas no momento da fala. Essa constatação analítica se torna possível em razão dos recursos que se utilizam, uma vez que ajudam a compor o quadro de observação participante do campo investigado, tal como é esperado de pesquisadores que fazem um trabalho etnográfico. Com o objetivo de mostrar como a Análise da Conversa pode ajudar a compreender as ações humanas em uma situação social, sobretudo se for levada em consideração a mobilização de recursos de naturezas semióticas distintas, este artigo conclui que os avanços tecnológicos e econômicos que permitiram às câmeras e aos microfones se tornarem cada vez mais portáteis e acessíveis, novas possibilidades de investigação etnográfica se consolidam com o uso desses aparelhos. Além disso, discute-se uma nova perspectiva de trabalho que suplanta a linearidade do tempo.

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Biografia do Autor

Roberto Perobelli, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professor adjunto no Departamento de Línguas e Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Linguística Aplicada. Líder do Grupo Linguagem, Interação e Etnometodologia (GLIE), cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq desde 2018, que reúne pesquisas e trabalhos realizados no campo da Análise da Conversa e da Etnometodologia nos mais diversos cenários, entre os quais destacam-se o escolar e o midiático.

Luana Santos Lemos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Formada em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela UFES. Atualmente está como Subsecretária de Gestão Pedagógica pela Secretaria de Educação do Município de Vitória, capital do Espírito Santo, e atua como professora convidada no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciências Contábeis e Administração, na Linha de Pesquisa Gestão Escolar, da Fundação de Pesquisa e Ensino (FUCAPE). É professora efetiva de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU) e tem experiência no Ensino Superior na área de Linguística, Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Educação a Distância (EAD) e Gestão Escolar.

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Publicado

29-12-2022