Fato ou fake
análise de estratégias de checagem de fatos do portal G1 à luz da teoria de Charaudeau
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v17i37.41753Palavras-chave:
discurso midiático, fake news, checagem.Resumo
Este trabalho tem por objetivo compreender quais estratégias discursivas são utilizadas pelo serviço de checagem Fato ou Fake, do portal G1, para esclarecer as informações falsas veiculadas, principalmente, no meio online. Trataremos, especificamente, da notícia intitulada “É #FAKE que estudos mostrem que cúrcuma combate a Covid-19”. Para isso, utilizaremos como base os estudos de Charaudeau (2013), com sua obra O Discurso das Mídias, na qual o autor mobiliza conceitos relacionados à organização e à constituição das mídias e do discurso por elas veiculados. A metodologia utilizada é básica, descritiva, bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Podemos compreender que os efeitos de verdade utilizados na notícia foram relacionados aos informadores e que as provas utilizadas para verificação e retificação dos fatos são da ordem da autenticidade, o que garante credibilidade ao serviço de checagem Fato ou Fake e ao trabalho dos jornalistas do portal G1.
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