Sobre la revista

Dimensões – Revista de História da Ufes é um veículo de divulgação científica de periodicidade semestral voltado para a publicação de artigos inéditos e resenhas de autoria de mestres, doutorandos e doutores. Os artigos são agrupados em dossiês ou temas livres. A revista se encontra classificada como A2 no Qualis de periódicos elaborado pela Capes (2017-2020). 

Avisos

Número actual

Vol. 53 Núm. 1 (2025): Trajetórias na História da Saúde
					Ver Vol. 53 Núm. 1 (2025): Trajetórias na História da Saúde

Fomos convidados pelo Editor da Dimensões – Revista de História da Ufes, professor Doutor Pedro Ernesto Fagundes para organizarmos o Dossiê da revista referente ao primeiro semestre de 2025. A Dimensões é um veículo de divulgação científica de periodicidade semestral voltado para a publicação de
artigos inéditos e resenhas de autoria de mestres, doutorandos e doutores. Os artigos são agrupados em dossiês ou temas livres. A revista se encontra classificada como A2 no Qualis de periódicos elaborado pela Capes (2017-2020). 
Ao recebermos o convite, de pronto pensamos na temática Trajetórias na História da Saúde, campo em que desenvolvemos nossas pesquisas ao longo de nossas carreiras acadêmicas. Uma outra justificativa para tal escolha é que após um longo período em que receberam pouca importância na historiografia, os estudos biográficos e de trajetórias de indivíduos retornaram à agenda dos historiadores, em fins da segunda metade do século XX, com a crise do paradigma estruturalista. Observadas como uma série de posições adotadas por um indivíduo ao longo do seu percurso de vida, as trajetórias figuram como lócus privilegiado para entender os processos de tomada de decisão dos sujeitos, em uma constante tensão com o universo cultural, social e político em que viveram.
Entre os muitos campos do conhecimento histórico que podem se beneficiar dos estudos de trajetórias está a História da Saúde. A ênfase nas dimensões culturais, sociais e profissionais de personagens que atuaram para aliviar os males causados pelas doenças, que implementaram projetos de erradicação de enfermidades, que se dedicaram às profissões sanitárias ou ligadas à cura, pode apresentar aspectos não observados em pesquisas anteriormente publicadas e/ou consagradas pela historiografia. Atento a essa dimensão fértil da análise histórica, o dossiê “Trajetórias na História da Saúde” reúne reflexões sobre homens e mulheres praticantes das artes de curar, da medicina alopática ou homeopática, enfermeiras,
nutricionistas, farmacêuticos, cientistas, sanitaristas, entre tantas outras possibilidades de profissões que se articulam à saúde. Da mesma forma, os artigos podem dialogar com perspectivas como os estudos de gênero, mundos do trabalho, estudos raciais, estudos sobre os sertões, religiosidades afro-brasileiras e catolicismo popular, e demais marcadores sociais que constituíram as identidades dessas personagens.

Publicado: 20-09-2025

Número completo

Apresentação

Dossiê v.53, nº1 - Trajetórias na História da Saúde

Ver todos los números