Diálogos Urgentes no Ensino de Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44137

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Decolonialidade, Interseccionalidades

Resumo

O XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte propôs como temática “Diálogos Urgentes”, visando promover reflexões sobre um ensino da arte decolonial, reconhecendo e legitimando, assim, práticas educativas em arte interseccionais. O evento foi realizado entre os dias 29 e 31 de agosto de 2023, no Cine Metrópolis e no Auditório do Centro de Artes, na Universidade Federal do Espírito Santo, com a participação de mais de 300 pessoas circulando pelas conferências e sessões de comunicações. O presente artigo apresenta reflexões sobre as contribuições dos debates fomentados pelo evento para as práticas educativas em arte que priorizam um ensino da arte decolonial. 

 

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Biografia do Autor

Adriana Rosely Magro, UFES

Possui graduação em Educação Artistica pela Universidade Estadual de Londrina (2002), especialização em História da Arte: Modernidade e Pós-Modernidade (2003), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Fez estágio doutoral na L"Università Sapienza di Roma (2009). Atualmente é professora associada II da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não formal, arte educação, semiótica greimasiana, ensino das artes visuais e artes plásticas.

Larissa Fabrício Zanin, UFES

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), mestrado em História (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Atualmente é professora adjunta do departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo, pesquisadora da GEPEL e Diretora do Centro de Artes. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões Cultura de 2015 à 2020. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Semiótica, Cultura Visual, Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de artes, cultura visual, identidade e subjetivações.

Maira Pego de Aguiar, UFES

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Educação também pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Ufes desde 2013, lotada no Departamento de Teoria da Arte e Música, Centro de Artes. Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais Integral e Noturno de 2016 a 2020. Coordenadora do Pibid Artes Visuais Ufes de 2017 a 2020.Tutora do PET Conexões Cultura Ufes edital de seleção 2020. Vice-diretora do Centro de Artes/Ufes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores e ensino de arte.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O Perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

SIMÕES, Alessandra. A hora e a vez do “decolonialismo” na arte brasileira. Revista Visuais. Campinas, PPGA – Unicamp, nº12, V.7, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/visuais.v7i1.15657

MOURA, Eduardo Junio Santos. Des/obediência docente na de/colonialidade da arte/educação na América Latina. Revista Gearte, Porto Alegre. V.6, n.2, p 313-325, maio/ago, 2019. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte.

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Publicado

27-08-2024

Como Citar

Magro, A. R., Zanin, L. F., & Aguiar, M. P. de. (2024). Diálogos Urgentes no Ensino de Arte. Farol, 20(30), 21–32. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44137

Edição

Seção

Seção Temática

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