Diálogos Urgentes no Ensino de Arte
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44137Palavras-chave:
Ensino de Arte, Decolonialidade, InterseccionalidadesResumo
O XV Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte propôs como temática “Diálogos Urgentes”, visando promover reflexões sobre um ensino da arte decolonial, reconhecendo e legitimando, assim, práticas educativas em arte interseccionais. O evento foi realizado entre os dias 29 e 31 de agosto de 2023, no Cine Metrópolis e no Auditório do Centro de Artes, na Universidade Federal do Espírito Santo, com a participação de mais de 300 pessoas circulando pelas conferências e sessões de comunicações. O presente artigo apresenta reflexões sobre as contribuições dos debates fomentados pelo evento para as práticas educativas em arte que priorizam um ensino da arte decolonial.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O Perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das letras, 2019.
SIMÕES, Alessandra. A hora e a vez do “decolonialismo” na arte brasileira. Revista Visuais. Campinas, PPGA – Unicamp, nº12, V.7, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/visuais.v7i1.15657
MOURA, Eduardo Junio Santos. Des/obediência docente na de/colonialidade da arte/educação na América Latina. Revista Gearte, Porto Alegre. V.6, n.2, p 313-325, maio/ago, 2019. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adriana Rosely Magro, Larissa Fabrício Zanin, Maira Pego de Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.