Variações metodológicas da pesquisa em arte

heurística híbrida

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44125

Mots-clés :

Poéticas visuais, Heurística Híbrida, Processo criativo, Metodologia, Arte

Résumé

O presente texto busca possíveis respostas para a questão relativa ao que pode ser uma pesquisa em poéticas visuais. Articulando reflexões a partir das concepções sobre heurística híbrida proposta por Agnus Valente (2015) analisa e discute procedimentos operatórios no campo da investigação artística envolvendo processos criativos. Autoras como Sandra Rey (2002) e Icleia Cattani (2002) são acionadas para colaborar com as reflexões propostas. Por fim, considera-se que as contribuições do autor em questão para o campo da pesquisa em arte, no que tange aos processos heurísticos híbridos, amplia, flexibiliza e oferece alternativas para se pensar e fazer pesquisa no campo artístico utilizando-se de procedimentos condizentes com a natureza singular da área, para além das metodologias tradicionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Valdemir de Oliveira, UEA/UFSM

Doctorant en Arts Visuels du Programme de Troisième Cycle en Arts Visuels de l'Université Fédérale de Santa Maria - UFSM. Recherches sur la danse, les arts visuels, les performances, les médiations artistiques et technologiques et la vidéo-danse.

Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi, UFSM

Professeur agrégé au Département d'Arts Visuels de l'Université Fédérale de Santa Maria (UFSM), RS. Responsable du Groupe de Recherche Art et Design du CNPq. Diplômé en Arts Visuels/Dessin et Plastiques (Licence) UFSM (1984), Diplôme en Design/Communication Visuelle (Licence) de l'UFSM (1986), Spécialisation en Design de Surfaces de l'UFSM (1990), Master en Ingénierie de Production/Gestion de design de l'Université fédérale de Santa Catarina (2001) et doctorat en ingénierie de production/gestion du design de l'Université fédérale de Santa Catarina (2006). Professeur agrégé à l'Université fédérale de Santa Maria, RS, actuellement coordinateur du programme de troisième cycle en arts visuels (PPGART-UFSM). Il est membre du comité de rédaction de PPGART et du comité de rédaction du magazine PPGART Contemporary. Il est membre de l'ANPAP (Association nationale des chercheurs en arts visuels, Brésil) et membre d'Artech International (Association internationale des arts informatiques).

Références

BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Orgs.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

CATTANI, Icleia Borsa. Arte contemporânea: o lugar da pesquisa. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero – metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 35 - 50.

MACLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução de Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 1994.

REY, Sandra. Da teoria à prática: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em artes visuais. In: Porto Arte. Ed. Universidade UFRGS, 1996. V. 7. N. 13. P. 69 – 80.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em arte. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero – metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 123 – 140.

SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista das mídias locativas. São Paulo: Paulus, 2003. Revista Famecos. Porto Alegre: n. 37, p. 20-24, dezembro de 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4955/495550193004.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.

VALENTE, Agnus. Heurística híbrida e processos criativos híbridos: uma reflexão sobre as metodologias da criação no contexto do hibridismo em artes. In: FIORIN, Evandro; LANDIM, Paula da Cruz; LEOTE, Rosangela da Silva (Org.). Arte-ciência: processos criativos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. (Coleção PROPe Digital - UNESP). ISBN 9788579836244. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/123646. Acesso em: 23 jun. 2020.

VALENTE, Agnus. Útero portanto Cósmos – hibridação de meios, sistemas e poéticas de um sky-art interativo. 2008. 238 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) -Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-14052009-154333/pt-br.php. Acesso em: 02 jul. 2020.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

Téléchargements

Publiée

27-08-2024

Comment citer

Oliveira, V. de, & Minuzzi, R. de F. B. (2024). Variações metodológicas da pesquisa em arte: heurística híbrida. Farol, 20(30), 213–222. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44125

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice