PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA PROMOVIDA POR MEIO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v0i7.15353Resumo
O projeto “O Universitário Transformador na comunidade: pequenas ações, grandes inovações!” (Auxílio FAPERJ), embasado na responsabilidade social da Universidade Severino Sombra (USS), viabiliza realização de ações de prevenção a doenças, educação em saúde e de assistência básica na comunidade dos bairros Ipiranga e Itakamosi, na periferia do município de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro. Verificar a percepção da comunidade sobre as atividades extensionistas é fundamental para tomada de decisão organizacional, visando à melhoria interna e o aprimoramento das ações realizadas, e também para apontar necessidades da população ainda não atendidas. Por meio de estudo qualitativo avaliou-se a percepção dos moradores acerca dos impactos em sua qualidade de vida promovidos pelo projeto. Os dados foram coletados por instrumento estruturado contendo 12 questões (Escala Servqual modificada), que abordaram temas satisfação, confiança, responsabilidade da equipe, segurança nos integrantes do projeto, impacto na qualidade de vida e alcance dos objetivos.Constatou-se que a percepção dos moradores acerca do projeto é positiva haja vista que seus resultados geraram impactos que qualificaram suas vidas. Ratificou-se assim a imprescindibilidade das ações de extensão universitária para a qualidade de vida das pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).