Trajetória e perspectivas da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do Espírito Santo

Relato de alunos e professores coordenadores do projeto

Autores

  • Gustavo Ribeiro Lima Universidade Federal do Espírito Santo
  • Georgia Maciel da Silva Brito Universidade Federal do Espírito Santo
  • Kárin Kneipp Costa Rossi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Chiara Musso Ribeiro de Oliveira Souza Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v5i8.15770

Palavras-chave:

Extensão, Ginecologia, Ligas, Obstetrícia, Universidade

Resumo

Este artigo consiste em um relato de experiência da participação e atuação dos coordenadores e alunos voluntários do Projeto de Extensão LIGOES – Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do Espírito Santo, atuantes em toda a área de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM). Este projeto, proporciona aos alunos dos cursos de graduação em Medicina conhecimentos teórico-práticos relacionados à área de atuação, mediante o desenvolvimento de atividades internas e externas, incentivando a multidisciplinaridade em saúde. A metodologia adotada visa o aprendizado e a humanização do acadêmico em relação aos pacientes do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HUCAM. Tendo em vista toda a trajetória da Liga e suas perspectivas, constatamos o quanto é importante o contato do aluno com a comunidade para uma formação médica mais humanizada e completa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FÁVERO, M. L. A. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968.

FORUM DE EXTENSÂO UNIVERSITÁRIA – FORPROEX. Plano Nacional de Extensão Universitária. Disponível em:

PEREIRA, M. T. Extensão universitária na ESALQ-USP: o caso dos agricultores de São Pedro-SP. Estudos Avançados, v. 15, n. 43, Campinas, 281-288p., 2001.

QUEIROZ, S. J. et al. A importância das ligas acadêmicas na formação profissional e promoção de saúde. Fragmentos de Cultura. V. 24, especial, pg 73-78. Dez 2014.

SOUZA, HPG. Caracterização das ligas acadêmicas de Medicina no Brasil e o seu papel atual na formação médica. Salvador - Ba: Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia; 2012.

TORRES, A.R. et al. Academic Leagues and medical education: contributions and challenges. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.12, n.27, p.713-20, out./dez. 2008. Universidade Federal do Espírito Santo – Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019.

Downloads

Publicado

23-02-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RIBEIRO LIMA, Gustavo; MACIEL DA SILVA BRITO, Georgia; KNEIPP COSTA ROSSI, Kárin; MUSSO RIBEIRO DE OLIVEIRA SOUZA, Chiara. Trajetória e perspectivas da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do Espírito Santo: Relato de alunos e professores coordenadores do projeto. Revista Guará, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 93–100, 2018. DOI: 10.30712/guara.v5i8.15770. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/15770. Acesso em: 15 jan. 2026.

Artigos Semelhantes

1-10 de 332

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.