Incentivo a participação popular e ao empoderamento da sociedade civil
Observatório do CBH-SMT
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i6.15135Palavras-chave:
Comitê de bacia, Sorocaba, Médio Tietê, Recursos hídricosResumo
O Observatório do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê é um Programa de Extensão Universitária, realizado na Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba (UFSCar), tem como objetivo aumentar a participação da sociedade civil no Comitê, subsidiando discussões nas câmaras técnicas e grupos de trabalho, além de incluir o público interno da Universidade. Os integrantes do Observatório são docentes e discentes da UFSCar que buscam a divulgação e disseminação do conhecimento sobre a situação hídrica e reuniões do comitê com palestras, workshops e em rede social como no Facebook e website (Observatório CBH-SMT, 2015).
Downloads
Referências
Almanaque da Água. Material de Apoio Educacional e Aquisição de infraestrutura para a Fundação Agência da Bacia dos rios Sorocaba e Médio Tietê- CBH-SMT e consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê- CERISO. FEHIDRO, 2009.
ANA. Agencia Nacional da Água. Disponível em < http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx> Acesso em 4 de fevereiro de 2016.
BRASIL. Lei 9.433 de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989
CBH, Disponível em:< http://www.cbh.gov.br/>. Acesso em 4 de fevereiro de 2016
Cohen, O. O Fundo do Poço. Revista Super Interessante. Editora Abril. Abril de 2015 Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê.
Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê. Plano de Bacia da Unidade de Gerenciamento hídrico do Sorocaba e Médio Tietê (UGRHI 10). São Paulo, 2006.
Damasceno, A.F., A.C.A. dos Santos, A.F. Costa, B.G. Bhering, E.M. Arruda, F. Camargo, G.F. Mylonas, G.C.
Franca, M.G. Fernandes, and S.R. Souza. 2014. Observatório do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê: um Projeto de Extensão Desenvolvido na UFSCar, Campus Sorocaba." Revista Cultura e Extensão USP no. 12:109-123.
Dos Santos, A.C.A. 2012. Movimentos Sociais ou Sociedade Civil? Reflexões Sobre o Movimento Ambientalista e sua Participação no I Encontro Ufscar - Movimentos Sindicais e Sociais da Região de Sorocaba in História dos movimentos sociais da região de Sorocaba : origens, conquistas e desafios / Marcos Francisco Martins (org.). -- Holambra, SP : Editora Setembro, 2012. 199-206 p.
Observatório do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê. 2014. Disponível em: http://observatoriodabacia.sor.ufscar.br/. Acesso: 20 de maio de 2015.
SÃO PAULO. Lei n. 7.663 de 30 de dezembro de 1991. Estabelece normas de orientação à Política Estadual de Recursos Hídricos bem como ao Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).