RESSIGNIFICANDO IDEIAS E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO PELO ESTUDO DA ÁGUA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • ELIZA ANDRADE SILVA SATTLER Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário do Norte do Espírito Santo – UFES/CEUNES
  • Profa. Dra. Paola Rocha Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário do Norte do Espírito Santo – UFES/CEUNES
  • Profa. Dra. Karina Mancini Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário do Norte do Espírito Santo – UFES/CEUNES

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i18.44467

Palavras-chave:

Ensino Investigativo, Despertar Científico, Autonomia do Estudante

Resumo

O presente relato de experiência descreve elaboração e aplicação de uma atividade sobre as propriedades da água que visou o desenvolvimento do método científico, o estimulo e a promoção da autonomia do estudante; colocando o educando como ator principal na construção do seu aprendizado. Assim, foi elaborada uma sequência didática investigativa (SDI) organizada em três etapas e aplicada em uma turma da segunda série do ensino médio, de uma escola estadual na cidade de Vitória – ES. Na primeira etapa, os alunos assistiram a um vídeo introdutório sobre o assunto para estimular a curiosidade. Na sequência, a turma foi dividida em 6 grupos, cada um recebeu uma pergunta norteadora para discutir, gerar hipóteses e pesquisar para sugerir uma experiência prática para ser desenvolvida e que respondesse à pergunta disponibilizada. Na terceira, e última etapa os alunos organizaram uma minifeira de ciências na sala de aula, onde cada grupo apresentou a pergunta norteadora e o experimento desenvolvido. Essa SDI possibilitou estimular nos estudantes: a habilidade para o trabalho colaborativo, a aprendizagem por meio de vivências, o protagonismo estudantil e a alfabetização científica.

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Publicado

07-04-2025

Como Citar

ANDRADE SILVA SATTLER, E., Rocha Gonçalves, P., & Mancini, K. (2025). RESSIGNIFICANDO IDEIAS E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO PELO ESTUDO DA ÁGUA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Guará, 1(18). https://doi.org/10.30712/guara.v1i18.44467

Edição

Seção

Artigos