Serviço Psicoeducacional para Atletas de Competição no Paraná (SPAC-PR)
Proposta de Implementação de Programa de Estimulação Cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v0i11.18620Palavras-chave:
Psicologia do esporte, Atletas, Serviço psicoeducacionalResumo
O desenvolvimento do talento desportivo privilegia atualmente, uma perspectiva holística defensora da interação entre múltiplos fatores. A importância e a associação das variáveis psicológicas com o alto rendimento dos atletas encontram-se amplamente demonstradas. A análise da arquitetura psicológica dos atletas talentosos e o desenvolvimento dos indicadores de acesso à excelência constituem território de interseção entre a Psicologia Educacional e a Psicologia do Esporte. Com o propósito manifesto de implementar programas de estimulação cognitiva que desenvolvam as necessidades específicas de atletas talentosos do estado do Paraná, apresenta-se o projeto de extensão permanente denominado Serviço Psicoeducacional para Atletas de Competição do Paraná: o SPAC- PR. Neste artigo são sinalizados os modelos teóricos do desenvolvimento desportivo e são descritos e delineados os eixos constituintes do SPAC-PR, serviço em implementação.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Educação. A Política Nacional de Educação Especial. MEC. Brasília, 1994.
Brasil. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/ superdotação. 2. ed - Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2006.
Brandão M. e col. Causas e consequências da transição de carreira desportiva: uma revisão de literatura, in Revista Brasileira Ciência e Movimento, 8 (1), pp. 48-58. Disponível: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/355, 2000.
Esteves; Costa Lobo C; Valente J; André L. Serviço Psicopedagógico de promoção de altas habilidades cognitivas em atletas de competição: SPAC. Revista talento, inteligência e creatividad, v.4, p.4-14, 2017.
Ferreira, M. A. C. A influência da auto-eficácia e da ansiedade em jogadores de futebol. 2008. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)–Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
Fleith, D. S.; Alencar E. M. L. S. Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades: Orientação a Pais e Professores. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Gil, A.C . Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.
Machado A. A. (Org.) . Psicologia do Esporte: Temas Emergentes I. Jundiaí: Ápice, 1997.
Martens, R. Sport Competition Anxiety Test. Champaign, Illinois: Human Kinetics Publishers, Inc, 1977.
Medeiros, C. Lesão e dor no atleta de alto rendimento: O desafio do trabalho da Psicologia do esporte. Revista Psicologia da faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, v. 25, n. 2 , 2016.
Nakata, L. E. A transição de carreira do ex-atleta de alto rendimento. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
Ourofino, V. T. A. T. de; Guimarães, T. G. Características intelectuais, emocionais e sociais do aluno com altas habilidades/superdotação. In FLEITH, D. (org.). A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Brasília: MEC, 2007.
Rubio, K. Medalhistas Olímpicos Brasileiros. Memórias, histórias e imaginário. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
Rubio, K. Imaginação e Criação de Estados Mentais. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v.2,p.01-22, 2008.
Samulski, D . Psicologia do Esporte. Belo Horizonte: Imprensa Universitária/UFMG, 1992.
Santos, A.S.R.; Lauria, V.T; Lima,C. Detecção De talento esportivo. Revela, n. 20, 2016.
Schviger, A. O que é coping? Psicologia.pt, o portal dos psicólogos. 2009.
Simons, J. Doing the imager y in the field. In.: M. B. Andersen (ed.) Doing Sport Psychology. Champaign: Human Kinects, 2000.
Stambulova, N. V. Developmental sports career investigations in Russia: a post-perestroika analysis. The Sport Psychologist, v.8, n.3, p. 221-237, 1994.
Stefanello, J. Situações de estresse no vôlei de praia de alto rendimento: um estudo de caso com uma dupla olímpica. Revista Portuguesa de Ciência no Desporto,p. v. 7, p.232-44, 2007.
Vieira, L.F; Vissoci, J.R. N.; Oliveira, L. P.; Vieira, J. L. L. Psicologia do Esporte: uma área emergente da Psicologia. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 15, n. 2, p. 391-399, abr./jun. 2010.
Weinberg, R. S.; Gould, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).