Serviço Psicoeducacional para Atletas de Competição no Paraná (SPAC-PR) : proposta de implementação de programa de estimulação cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v0i11.18620Resumo
O desenvolvimento do talento desportivo privilegia atualmente, uma perspectiva holística defensora da interação entre múltiplos fatores. A importância e a associação das variáveis psicológicas com o alto rendimento dos atletas encontram-se amplamente demonstradas. A análise da arquitetura psicológica dos atletas talentosos e o desenvolvimento dos indicadores de acesso à excelência constituem território de interseção entre a Psicologia Educacional e a Psicologia do Esporte. Com o propósito manifesto de implementar programas de estimulação cognitiva que desenvolvam as necessidades específicas de atletas talentosos do estado do Paraná, apresenta-se o projeto de extensão permanente denominado Serviço Psicoeducacional para Atletas de Competição do Paraná: o SPAC- PR. Neste artigo são sinalizados os modelos teóricos do desenvolvimento desportivo e são descritos e delineados os eixos constituintes do SPAC-PR, serviço em implementação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).