Serviço Psicoeducacional para Atletas de Competição no Paraná (SPAC-PR)

Proposta de Implementação de Programa de Estimulação Cognitiva

Autores

  • Jaqueline Puquevis Souza Faculdade Guairacá
  • Cristina Costa Lobo Faculdade Guairacá

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v0i11.18620

Palavras-chave:

Psicologia do esporte, Atletas, Serviço psicoeducacional

Resumo

O desenvolvimento do talento desportivo privilegia atualmente, uma perspectiva holística defensora da interação entre múltiplos fatores. A importância e a associação das variáveis psicológicas com o alto rendimento dos atletas encontram-se amplamente demonstradas. A análise da arquitetura psicológica dos atletas talentosos e o desenvolvimento dos indicadores de acesso à excelência constituem território de interseção entre a Psicologia Educacional e a Psicologia do Esporte. Com o propósito manifesto de implementar programas de estimulação cognitiva que desenvolvam as necessidades específicas de atletas talentosos do estado do Paraná, apresenta-se o projeto de extensão permanente denominado Serviço Psicoeducacional para Atletas de Competição do Paraná: o SPAC- PR. Neste artigo são sinalizados os modelos teóricos do desenvolvimento desportivo e são descritos e delineados os eixos constituintes do SPAC-PR, serviço em implementação. 

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Biografia do Autor

  • Jaqueline Puquevis Souza, Faculdade Guairacá

    -

  • Cristina Costa Lobo, Faculdade Guairacá

    -

Referências

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Publicado

07-08-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PUQUEVIS SOUZA, Jaqueline; COSTA LOBO, Cristina. Serviço Psicoeducacional para Atletas de Competição no Paraná (SPAC-PR): Proposta de Implementação de Programa de Estimulação Cognitiva. Revista Guará, [S. l.], n. 11, p. 139–150, 2019. DOI: 10.30712/guara.v0i11.18620. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/18620. Acesso em: 25 dez. 2025.

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