Serviço Psicoeducacional para Atletas de Competição no Paraná (SPAC-PR) : proposta de implementação de programa de estimulação cognitiva

Autores

  • Jaqueline Puquevis Souza Faculdade Guairacá
  • Cristina Costa Lobo

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v0i11.18620

Resumo

O desenvolvimento do talento desportivo privilegia atualmente, uma perspectiva holística defensora da interação entre múltiplos fatores. A importância e a associação das variáveis psicológicas com o alto rendimento dos atletas encontram-se amplamente demonstradas. A análise da arquitetura psicológica dos atletas talentosos e o desenvolvimento dos indicadores de acesso à excelência constituem território de interseção entre a Psicologia Educacional e a Psicologia do Esporte. Com o propósito manifesto de implementar programas de estimulação cognitiva que desenvolvam as necessidades específicas de atletas talentosos do estado do Paraná, apresenta-se o projeto de extensão permanente denominado Serviço Psicoeducacional para Atletas de Competição do Paraná: o SPAC- PR. Neste artigo são sinalizados os modelos teóricos do desenvolvimento desportivo e são descritos e delineados os eixos constituintes do SPAC-PR, serviço em implementação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Puquevis Souza, Faculdade Guairacá

Mestre em Educação pela UNICENTRO, Professora do colegiado de Psicologia da Faculdade Guairacá, professora bolsista da UNICENTRO.

Cristina Costa Lobo

Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho, docente e pesquisadora da Universidade Portucalense

Downloads

Publicado

2019-08-07

Edição

Seção

Artigos