Propostas de temas a serem abordados em atividades de educação ambiental em trilhas interpretativas

Estudo de caso no Parque Ecológico Mauro Romano, Vassouras-RJ

Autores

  • Fábio Souto de Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Mariana Cunha Lemos Instituto Três Rios
  • Jade Guimarães Ribeiro Instituto Três Rios

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.28371

Palavras-chave:

Agroecologia, Biodiversidade, Conservação

Resumo

Este estudo teve como objetivo apontar temas que podem ser discutidos com os participantes das atividades de educação ambiental nas trilhas do Parque Ecológico Mauro Romano da Associação Civil Vale Verdejante, Município de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, foram realizadas visitas ao Parque para observar as suas características e propor abordagens em pontos de interesse nas atividades de educação ambiental, nas trilhas existentes. Foram observadas, nas duas trilhas estudadas, aqui denominadas “trilha do reflorestamento” e “trilha agroflorestal”, diversas características interessantes na disseminação de informações e discussões sobre temas ambientais, incluindo a diversidade de espécies e a importância da sua proteção, a conservação de recursos naturais e as práticas agroecológicas. Além disso, as dinâmicas propostas no presente trabalho serão uteis para a assimilação dos conhecimentos disseminados durante as atividades no Parque.

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Publicado

11-04-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUTO DE ALMEIDA, Fábio; CUNHA LEMOS, Mariana; GUIMARÃES RIBEIRO, Jade. Propostas de temas a serem abordados em atividades de educação ambiental em trilhas interpretativas: Estudo de caso no Parque Ecológico Mauro Romano, Vassouras-RJ. Revista Guará, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 49–62, 2023. DOI: 10.30712/guara.v1i15.28371. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/28371. Acesso em: 7 dez. 2025.

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