Propostas de temas a serem abordados em atividades de educação ambiental em trilhas interpretativas: estudo de caso no Parque Ecológico Mauro Romano, Vassouras-RJ
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.28371Palavras-chave:
agroecologia; biodiversidade; conservação.Resumo
Este estudo teve como objetivo apontar temas que podem ser discutidos com os participantes das atividades de educação ambiental nas trilhas do Parque Ecológico Mauro Romano da Associação Civil Vale Verdejante, Município de Vassouras, Estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, foram realizadas visitas ao Parque para observar as suas características e propor abordagens em pontos de interesse nas atividades de educação ambiental, nas trilhas existentes. Foram observadas, nas duas trilhas estudadas, aqui denominadas “trilha do reflorestamento” e “trilha agroflorestal”, diversas características interessantes na disseminação de informações e discussões sobre temas ambientais, incluindo a diversidade de espécies e a importância da sua proteção, a conservação de recursos naturais e as práticas agroecológicas. Além disso, as dinâmicas propostas no presente trabalho serão uteis para a assimilação dos conhecimentos disseminados durante as atividades no Parque.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).