Em Busca de redes interativas no cuidado comunitário e familiar de idosos

Construindo momentos de devolutiva para a atualização dos sentidos

Autores

  • Laila Angélica de Lima Universidade de Pernambuco
  • Maria Antoniêta Albuquerque de Souza Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30712/guara.v3i3.9834

Palavras-chave:

Saúde do idoso, Interação social, Cuidadores

Resumo

A comunicação de resultados de pesquisas implica a responsabilidade da extensão. O texto descreve dois movimentos da devolução da pesquisa realizada com cuidadores de idosos: 1. trata de processos de formação em redes de cuidadores colaboradores pela comunicação e a interação social; 2. sistematicamente, observa, na reflexão conjunta (idosos/cuidadores/outros do bairro) dos temas os efeitos de aderência dos cuidadores e idosos às sociabilidades, descritas neste trabalho. A metodologia de Redes do Cotidiano (MARES) e a pesquisa-ação favoreceram a visibilidade dessa experiência estimulante às sociabilidades, e a reflexão das análises das narrativas expostas produziu efeito de unificação sugerindo formas de convivência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução de LucieDidio. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. (Série Pesquisa,v.3).

BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BRYAN, Robert [et. al]. Sociologia: uma bússola para um novo mundo. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro. O outro como Fim: a caridade como mimesis do Deus. Implicações teóricas. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2003, V. 46 Nº 1.

MARES. Metodologia para análise de redes no cotidiano: aspectos conceituais e operacionais. In: PINHEIRO, R.

MARTINS, P.H. (Orgs.) Avaliação em saúde na perspectiva do usuário: abordagem multicêntrica. Rio de Janeiro/Recife: CEPESC-IMS/UERJ-EDITORA DA UFPE-ABRASCO, 2009.

_____;_____. (Orgs.). Usuários, redes sociais, mediações e integralidade na saúde. Rio de Janeiro/Recife: CE-PESC-IMS/UERJ-EDITORA DA UFPE-ABRASCO, 2011.

MARTINS, Paulo Henrique. Usuários, redes de mediadores e associações públicas híbridas na saúde. in PINHEIRO, R.; MATOS, R. Araújo.(Orgs.). Cuidar do cuidado: responsabilidade com a integralidade das ações em saú-de. Rio de Janeiro: Cepesc, 2008.

SENA, R. R. D.; SILVA, K.L.; RATES H.F.; VIVAS, K.L.; QUEIROZ, C.M.;BARRETO, F.O. O Cotidiano do cuidador no domicílio: desafios do bem fazer solitário. Cogitare Enfermagem, v.11, n. 2, maio/ago. 2006. Disponível em:<http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?Isisscript=iah/iah.xis&src=google>.

Downloads

Publicado

19-09-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE LIMA, Laila Angélica; ALBUQUERQUE DE SOUZA, Maria Antoniêta. Em Busca de redes interativas no cuidado comunitário e familiar de idosos: Construindo momentos de devolutiva para a atualização dos sentidos. Revista Guará, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 27–36, 2025. DOI: 10.30712/guara.v3i3.9834. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/9834. Acesso em: 7 jan. 2026.

Artigos Semelhantes

1-10 de 147

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.