Perfil de incidência de tuberculose nos municípios do estado do Espírito Santo, Brasil, 2015-2020

Tuberculosis incidence profile in municipalities of the state of Espírito Santo, Brazil, 2015-2020

Autores/as

  • Iler Oliveira de Mello Universidade Federal do Espírito Santo
  • Napoliana Vagmaker Faria Universidade Federal do Espírito Santo
  • Anelise Andrade de Souza Universidade Federal de Ouro Preto
  • Débora Barreto Teresa Gradella Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0003-1512-675X

DOI:

https://doi.org/10.47456/hb.v4i1.39936

Palabras clave:

gestão da saúde, incidências, SINAN, tuberculose

Resumen

A tuberculose é uma doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, transmitida, principalmente, pelo ar e pode atingir vários órgãos do corpo. A confirmação é realizada a partir de análise do material da lesão, identificando o bacilo de Koch.  Trata-se de estudo transversal e descritivo que avaliou as taxas de incidência calculadas a partir dos casos de tuberculose notificados, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), entre os anos de 2015 e 2020 nos municípios do Estado do Espírito Santo. De acordo com o método descrito e data da coleta de dados, foram observados 8.687 casos no recorte de tempo escolhido, dos quais 71,06% são do sexo masculino. Analisando os possíveis agravantes como tabagismo e etilismo, notam-se altas taxas de incidência nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Vitória, quando comparados a outros municípios do Estado. Os dados demonstraram que a faixa etária de maior incidência foi de 29 a 39 anos. O estudo, a partir dos seus resultados, possui potencial para subsidiar discussões acerca do controle da doença no Estado, além da notificação. Dessa forma, poderá ser utilizado auxiliando a gestão da saúde pública para otimizar os recursos e equipes para o controle da tuberculose nos municípios que apresentarem incidências discrepantes ao que estava sendo proposto em relação ao Plano Estadual de Controle da TB do Espírito Santo.

Biografía del autor/a

  • Iler Oliveira de Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Espírito Santo

  • Napoliana Vagmaker Faria , Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Espírito Santo

  • Anelise Andrade de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto

    Graduação em Nutrição pela Escola de Nutrição (ENUT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialização em Alimentação e Nutrição do Escolar pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE UFOP/FNDE). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição (PPGSN), área de concentração "Nutrição em Saúde Coletiva" (ENUT/UFOP). Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCO), área de concentração "Políticas Públicas, Programas e Serviços de Saúde", grupo de pesquisa Políticas Públicas e Direitos Humanos em Saúde e Saneamento (PPDH) (Instituto René Rachou (IRR)/Fiocruz Minas). Professora adjunta do Departamento de Nutrição Clínica e Social (ENUT/UFOP). Orientadora e atual coordenadora do estágio curricular em Saúde Coletiva (ENUT/UFOP). Coordenadora dos Projetos "Circula Agricultura" e "Promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional da População Transgênero dos Municípios de Mariana e Ouro Preto" (ENUT/UFOP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas de Saúde e Proteção Social (GPPSPS) (IRR/Fiocruz Minas), com coordenação da Pesquisa realizada com a População em Situação de Rua do município de Belo Horizonte/Minas Gerais. Possui experiência no campo da Saúde Coletiva com Políticas Públicas de Saúde, Alimentação e Nutrição e Proteção Social, com ênfase no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Bolsa Família (PBF) e Política de Saneamento.

  • Débora Barreto Teresa Gradella, Universidade Federal do Espírito Santo

    Departamento de Ciências da Saúde Área: Análises Clínicas

Publicado

30-04-2023

Número

Sección

Ciências da Saúde

Cómo citar

Perfil de incidência de tuberculose nos municípios do estado do Espírito Santo, Brasil, 2015-2020: Tuberculosis incidence profile in municipalities of the state of Espírito Santo, Brazil, 2015-2020. (2023). Health and Biosciences, 4(1), 18-42. https://doi.org/10.47456/hb.v4i1.39936

Artículos similares

1-10 de 79

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.