O projeto político pedagógico numa creche universitária mediante gestão democrática

Autores

  • Lorrana Neves Nobre Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria José Rassele Soprani Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo relata o processo de construção do Projeto Político Pedagógico de um Centro de Educação Infantil Federal – CEI Criarte/Ufes- na perspectiva da gestão democrática. Trata-se de uma pesquisa do tipo pesquisa-ação. Como aporte teórico, pesquisamos bases legais que evidenciam a importância e a necessidade da elaboração do projeto político pedagógico, dialogamos com Vasconcellos (1998), Veiga (2003) e Lück (2006) que nos ajudaram a pensar e compreender a gestão escolar numa perspectiva democrática e participativa. As conclusões iniciais apontam que um dos desafios para que a construção do projeto político pedagógico se efetive na perspectiva de uma gestão democrática e coletiva é a participação dos atores da comunidade escolar, principalmente das famílias dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorrana Neves Nobre, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014) e Mestrado em Gestão Pública no Programa de Pós-graduação do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da mesma Instituição. Especialista em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola -UNIAFRO/UFES. Membro do grupo de Pesquisa Cnpq - Educação para as relações étnico-raciais, territorialidades e inclusão. Atua como Técnico Administrativo em Educação no Centro de Educação Infantil da UFES. Tem experiência na área de Educação Infantil.

Maria José Rassele Soprani, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Gestão Pública no Programa de Pós-graduação do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Especialização em Educação Escolar pela Faculdade de Tecnologia FAESA. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991) e em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2013). Atua como Técnico Administrativo em Educação no Centro de Educação Infantil da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação compreendendo Ensino Infantil e Fundamental.

Referências

ARAÚJO, V.F. A construção de escolas democráticas: histórias sobre comunidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna, 2002.
BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da Educação: o município e a escola. In: FERREIRA, Naura; Aguiar, Márcia (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). 2007b. Disponível em< http//www.mec.gov.br>. Acesso em 16 de novembro de 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL, Planejando a próxima década: Conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Portal do Ministério da Educação. Disponível em < http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2016.
BOBBIO, Norberto. Liberalismo e democracia. 6º Ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.
FREIRE, Giovana de Souza, COSTA, Silvana Venturini. Unidades de Educação Infantil nas universidades Federais: os caminhos percorridos. In: Centro de educação Infantil Criarte, Nosso caminho. Goiânia: FUNAPE, 2009. P. 51 a 62.
KAUARK, Fabiana. Metodologia da pesquisa: guia prático / Fabiana Kauark, Fernanda Castro Manhães e Carlos Henrique Medeiros. – Itabuna: Via Litterarum, 2010.
KRAMER, Sonia. A política do Pré-Escolar no Brasil. A arte do disfarce. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, F.C. Educação escolar: política estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LÜCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis/RS: Vozes, 2006. (Série Cadernos de Gestão). V. II.
PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. São Paulo: Xamã, 2003.
PROJETO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CEI CRIARTE-UFES. Disponível em <http://www.prograd.ufscar.br/GTUAC/Projeto_CEI_Criarte-UFES.pdf>.
RESOLUÇÃO 48/2012- REGIMENTO INTERNO – Centro de Educação Infantil Criarte/Ufes. Disponível em: <http://daocs.ufes.br/sites/daocs.ufes.br/sites/daocs.ufes.br/
files/field/anexo/resolucao_48.2012.pdf >.
RONCHI FILHO, Jair. A pré-escola Criarte da UFES: sua trajetória e seus conflitos na tentativa de construção de um projeto pedagógico: um estudo de caso. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
RONCHI FILHO, Jair. Cartografando fazeres em um Centro de Educação Infantil: Experimentações com uma comunidade ampliada de pesquisa. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFES, 2010.
SCHWARTZ, Maria Cleonara (orgs.). Escola de gestores da educação básica: democracia, formação e gestão escolar: reflexões e experiências do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica no Estado do espírito Santo. In: RODRIGUES, Paulo da Silva. Projeto político pedagógico: reflexões de uma escola participativa. Vitória: GM, 2009.
SOPRANI, Maria José Rassele. O desvio de função no centro de educação infantil de uma autarquia federal. Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública/UFES, 2015. Dissertação. Disponível em: < http://repositorio.ufes.br/handle/10/1558>. Acesso em: 25 jun. 2016.
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança. São Paulo: Libertad, 1998.
VEIGA, Ilma P.A. (Orgs). Projeto Político Pedagógico da escola: Uma construção possível. Campinas/SP: Papirus, 1995.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Downloads

Publicado

09-06-2018

Edição

Seção

Artigos